Author(s): Freitas, Pedro Tino Pinheiro ; Freitas, Claudivan Domingos ; Cabral, Eduardo Almeida ; Hermógenes, Henrique César Teixeira ; Bascopé, René Pastor Torrico
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Áreas; Engenharia; Elétrica
Author(s): Freitas, Pedro Tino Pinheiro ; Freitas, Claudivan Domingos ; Cabral, Eduardo Almeida ; Hermógenes, Henrique César Teixeira ; Bascopé, René Pastor Torrico
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Áreas; Engenharia; Elétrica
INTRODUÇÃO. Conhecer o curso de Engenharia Elétrica desde o início da formação acadêmica do discente é de fundamental importância. Antes deste projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Engenharia Elétrica, o discente descobria as áreas de atuação somente no final do curso e muitas vezes não apresenta tempo hábil para traçar seu futuro. O projeto abre a mente dos discentes para que eles possam ter uma afinidade com uma ou as várias áreas da Engenharia Elétrica e assim ter uma formação mais madura. Outra questão que se observa nos cursos de graduação do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), é a falta de incentivos para encaminhar aos discentes dentro dos desafios da Inovação Tecnológica e Pesquisa. OBJETIVOS. Mostrar aos discentes as áreas de atuação e especialidade do curso de Engenharia Elétrica da UFC. METODOLOGIA. Durante os semestres letivos do ano são feitas atividades sobre cinco áreas da Engenharia Elétrica: Instalações Elétricas, Eletrônica de Potência (Conversão de Energia), Sistemas Elétricos de Potência, Automação e Controle, e Energias Renováveis. Para mostrar cada área dentro de um período de dois meses, são feitas as atividades de divulgação de artigos técnicos, notícias e vídeos na fanpage do Facebook do PET-DEE, visitas técnicas a empresas e palestras relacionadas à área por professores do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e por engenheiros eletricistas convidados das empresas do rubro. Em concordância com o professor da disciplina de “Introdução à Engenharia” os novatos são envolvidos no projeto. RESULTADOS. Os resultados do projeto são bastante positivos segundo a opinião dos discentes colhidos através da fanpage da página do PET-DEE, e através dos formulários de avaliação das visitas e palestras. CONCLUSÃO. Verifica-se que o projeto tem ampliado a divulgação do curso de Engenharia Elétrica, tem possibilitado a atuação mais madura dos discentes e tem evitado a evasão de discentes.