Autor(es): Sá, Fabiane Elpídio de ; Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Data: 2020
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Corpo; Fisioterapia; Doença
Autor(es): Sá, Fabiane Elpídio de ; Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Data: 2020
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Corpo; Fisioterapia; Doença
compreender as (re) significações psicossociais e educacionais do adoecimento do corpo no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará a partir das falas de alunos e docentes. Metodologia: o estudo foi do tipo qualitativo e descritivo. Foram entrevistados 16 sujeitos, oito alunos e oito docentes efetivos do curso. Resultados e discussão: o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia mesmo tendo caráter inovador, apresenta no seu currículo prescritivo um olhar dicotomizado sob esse corpo, porém desvela-se, através das falas de alunos e docentes, a emergência de um novo olhar para o sujeito adoecido. Considerações finais: ressalta-se que, na fala dos estudantes, professores existe uma preocupação efetiva em estabelecer essas questões, que são levantadas pela vivência da prática e relações entre os atores.