Author(s): Sousa, Isabelle Cerqueira ; Lopes, Gleice Monte ; Farias Júnior, Lindolfo Ramalho ; Catrib, Ana Maria Fontenelle.
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Diagnóstico; Hiperatividade; Tratamento
Author(s): Sousa, Isabelle Cerqueira ; Lopes, Gleice Monte ; Farias Júnior, Lindolfo Ramalho ; Catrib, Ana Maria Fontenelle.
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Diagnóstico; Hiperatividade; Tratamento
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem sido muito abordado no campo da Educação, principalmente, no que concerne ao rendimento escolar das crianças caracterizadas com esse transtorno e as questões relativas às intervenções utilizadas neste campo de estudo. Porém, observa-se que ainda existem desconhecimentos e dúvidas em relação ao diagnóstico e encaminhamento dessas crianças. Essa pesquisa teve como referencial teórico principal os estudos de Mattos, Caliman, Estanislau e Bressan, Silva, Portilho, Parolin, Barbosa e Calberg, Rabelo entre outros e a coleta dos dados deu-se por meio de leituras de livros atualizados e pesquisas nas principais bases de dados científicas, tendo sido feita a análise dos conceitos sobre o TDAH, a sua incidência na área educacional, bem como a importância da atuação dos profissionais da educação, com ênfase no psicopedagogo. O objetivo central desta pesquisa foi compreender o TDAH, suas causas, passando pela problemática do diagnóstico, os acompanhamentos terapêuticos e escolares, bem como, apresentar a contribuição da psicopedagogia no campo da educação relativa a esse transtorno. Conclui-se que o psicopedagogo juntamente com uma equipe multidisciplinar pode atuar no que se refere às dúvidas relacionadas ao assunto e o acompanhamento de todos os atores envolvidos.