Author(s): Paiva, Enivaldo Sousa ; Silva, Otalício Rodrigues da ; Lima, Daniel Cassiano
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Meio ambiente; Metodologia; Cooperação
Author(s): Paiva, Enivaldo Sousa ; Silva, Otalício Rodrigues da ; Lima, Daniel Cassiano
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Meio ambiente; Metodologia; Cooperação
Este trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar.