Detalhes do Documento

Uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana no curso superior de tecnologia em radiologia

Autor(es): Feitoza, Alonso Átila Pires ; Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa ; Andriola, Wagner Bandeira ; Rocha, Antônia Josilene Pinheiro

Data: 2020

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Diagnóstico por Imagem; Processo de Ensinoa-prendizagem; Educação Superior


Descrição

O ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia é fundamental na formação profissional. O Exame Nacional de Desempenho do Estudante, no referido curso, conclui que o desempenho dos estudantes neste conteúdo é insatisfatório. Este estudo tem o objetivo de avaliar o desempenho dos discentes, antes e depois do uso de métodos do diagnóstico por imagem, associados ao ensino de AH. Trata-se de uma pesquisa experimental com a intervenção de dois grupos (controle e experimental). A pesquisa foi composta por alunos dos CST em Radiologia do Estado do Ceará. A amostra é composta por 46 estudantes. Os resultados demonstraram desempenho os grupos nos testes de proficiência, médias de 1,45 (escala de 0 a 10) e desvio padrão (DP) de 0,58 para o grupocontrole e 1,65 com DP de 0,88, para o grupo experimental, revelando baixa proficiência. As intervenções foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes e, ao final das intervenções, o grupo-controle obteve média de 4,17 e DP de 1,69. Já o grupo experimental, por meio da utilização de métodos do diagnóstico por imagem, obteve um melhor desempenho com média de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatísticos demonstram um desempenho, significativamente, melhor do grupo experimental, comparado ao grupo controle ao final do curso de aperfeiçoamento.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados