Descrição
Vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos: revisão integrativa (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil-QC00.2000.PG.1404) O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem, sobretudo na relação desses fenômenos com o ambiente. O objetivo desse estudo é apresentar uma revisão integrativa acerca da vulnerabilidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa abrangendo as pesquisas dos anos de 2013 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores, desenvolvimento infantil, vulnerabilidade e crianças. Os resultados demonstram que, na dimensão individual da vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, entende-se que um ambiente sem relações sustentáveis, com estímulos inadequados e insuficientes e com presença de drogas e violência, pode compor as situações adversas ao desenvolvimento infantil, nesse período de 0 a 3 anos as crianças são mais sensíveis à situações de vulnerabilidade, sobretudo pela extrema dependência de cuidado para sua seu crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a criança pode experienciar situações adversas, que, de acordo com a neurociência, epigenética e ciências comportamentais e sociais, condicionarão seu sucesso educacional, sua capacidade de lidar melhor com as emoções, suas condições de saúde ao longo de sua vida, sua capacidade de produtividade econômica e seu papel como cidadão. Considera-se portanto, como medidas de prevenção de contextos com vulnerabilidade articulação de redes de apoio sociais formais e informais para situações de abandono ou afastamento do convívio familiar através de práticas centradas na famílias e no desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois as famílias devem ter assegurado o acesso à rede de serviços públicos de saúde, assim como os apoios socioassistenciais numa perspectiva intrasetorial como intersetorial.