Detalhes do Documento

Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos da UFC na escola pública: transferência de tecnologias na produção de cosméticos artesanais e alimentos

Autor(es): Campos, Fernanda Maria Teofilo ; Freitas, Yuri ; Leitão, Ana Paula ; Fontenele, Juvenia Bezerra ; Bezerra, Antonio Marcos Esmeraldo ; Leal, Luzia Kalyne Almeida Moreira

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Cosméticos - Produção; Alimentos - Produção; Educação


Descrição

INTRODUÇÃO. Diante da carência do ensino público brasileiro, o Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) da Universidade Federal de Ceará (UFC) desenvolve desde 2013 o projeto intitulado “Universalização das Ciências Farmacêuticas: despertando e desenvolvendo competência de jovens da educação básica” sob o slogan “CEFAC NA ESCOLA”. OBJETIVO. Despertar e motivar o desejo dos estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves, de buscarem a Universidade, sob perspectiva de oportunidade social. METODOLOGIA. Após planejamento pedagógico, foi realizado em 2016 o curso intitulado “Produção de Cosméticos e Alimentos: aproveitamento de Produtos Naturais e resíduos”, com carga horária de 20 horas (teoria e prática), participação de 28 alunos, e professor (Biologia) da Escola. O curso foi ministrado pelo corpo docente e discente do Curso de Farmácia, e realizado na Universidade/Departamento de Farmácia. Ainda em realização encontra-se o curso “Higiene Pessoal na Prevenção de Doenças” que explicita a aplicabilidade do conteúdo ministrado no curso anterior. RESULTADOS. O conteúdo programático abordou temas desde Produtos naturais como fonte de cosméticos até Empreendedorismo. Cada um dos alunos (28) do primeiro ano do ensino médio durante as práticas produziram um kit com os produtos feitos por eles. Realizaram extração de óleo essencial de plantas do Programa Farmácias Vivas, e visitas técnicas ao CEFAC, Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana e Farmácia Escola. Também foram realizadas dinâmicas de apreensão de conteúdo, grupos de discussão e ao final do curso foi avaliado o grau de aprendizado dos alunos acerca do conteúdo do curso logrando conceito entre regular e bom. CONCLUSÃO. Os estudantes denotaram motivação pela aquisição de novos conhecimentos científicos, além da questão empreendedora. Diante da dificuldade de aprendizado percebida, a equipe do projeto adota a estratégia de trabalhar com o mesmo grupo de estudantes/ano.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.