Document details

Avaliação do conhecimento tático declarativo de alunos de futsal da escolinha de futsal UFC/PROEXT

Author(s): Garcez, Francisco Ygor de Sousa ; Braga, Italo Nunes ; Gonzalez, Ricardo Hugo

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Futsal; Esportes coletivos; Esportes - Estudo e ensino; Ciências do esporte


Description

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE ALUNOS DE FUTSAL DA ESCOLINHA DE FUTSAL UFC/PROEXT (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173) Francisco Ygor de Sousa Garcez; Ítalo Nunes Braga; Ricardo Hugo Gonzalez INTRODUÇÃO: Com a evolução das ciências do esporte, muitas metodologias de treino vão surgindo na área do ensino-aprendizagem-treinamento. No futsal não é diferente das outras modalidades coletivas, contrariando os métodos mais tradicionais de ensino que visavam treinamentos mais técnicos relacionados a um grande número de repetições do gesto motor, hoje se vê de extrema importância que os alunos ou atletas treinem também sua dimensão cognitiva, ou seja, atuem de forma inteligente. OBJETIVOS: Determinar o nível de conhecimento tático declarativo dos alunos; proporcionar aos alunos o entendimento do jogo e não apenas da técnica; estimular o pensamento tático nos alunos; estimular nos alunos a ideia de que o futsal não é apenas uma modalidade que se corre atrás de uma bola para tentar fazer os gols, e sim uma prática que demanda pensamento, técnica e resolução de problemas. METODOLOGIA: Para este trabalho será usado uma proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no Futsal, nos sistemas mais adotados na iniciação 2:2 e o 3:1. Adaptado de Balzano (2013), que consiste numa série de desenhos mostrando situações do jogo formal de Futsal, e as opções de respostas que os alunos devem marcar. RESULTADOS: os resultados obtidos através da aplicação do teste indicou que total de alunos que concluíram o teste 10%m apresentou nível BOM (30-39 pontos) 20% apresentara nível REGULAR (20-29 pontos) e 70% apresentaram nível RUIM (19 ou menos pontos). CONCLUSÃO: Com os apontamentos indicados pelo teste, percebemos que os alunos apresentam em sua maioria um nível RUIM de conhecimento tático declarativo.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents