Document details

O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência

Author(s): Gondim, Georgia de Melo Castro ; Santos, Brena Souza ; Aguiar, Aline Maria de Araújo ; Araújo, Ana Márcia Ferreira de ; Azevedo, Cibele Herculano de ; Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Crianças com paralisia cerebral; Serviços de saúde infantil; Crianças - Saúde e higiene


Description

O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents