Author(s): Sousa, Giovanna Rocha Guimaraes ; Leitao, Fatima Maria Araujo Saboia
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Professores - Formação; Educação infantil; Aprendizagem ativa
Author(s): Sousa, Giovanna Rocha Guimaraes ; Leitao, Fatima Maria Araujo Saboia
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Professores - Formação; Educação infantil; Aprendizagem ativa
O registro pedagógico é considerado, na literatura voltada para a Educação Infantil e nos documentos oficiais de orientação pedagógica, como uma importante atividade para os professores. Por meio do mesmo, é possível aprender mais sobre as crianças e refletir sobre as práticas pedagógicas. As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem que é nisso que consiste a avaliação na EI, em observação crítica de brincadeiras e interações das crianças e atividades e registros que resultam na documentação para que as famílias conheçam o trabalho da instituição junto às crianças, assim como o processo de aprendizagem e desenvolvimento destas. A finalidade deste trabalho é apresentar como a documentação pedagógica ocorre em uma turma Infantil 3 da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC - UFC). Esta se dá por meio de observação das crianças nos diferentes momentos da rotina (acolhida, parque, roda de história etc.), realizando o registro escrito das interações entre elas mesmas e os adultos, além de registro fotográfico desses momentos. Ao final do semestre, são produzidos relatórios, geral e específicos, que são entregues às famílias. Percebemos que esta prática possibilita às famílias o acompanhamento do trabalho desenvolvido e a busca pela solução de possíveis dificuldades apresentadas pelas crianças, oportunizando, além desse diálogo, um replanejamento da rotina e atividades. Os resultados desta ação extensiva comprovam sua contribuição para meu processo formativo como graduanda de pedagogia, ampliando meus conhecimentos sobre a criança e familiarizando-me com os processos de avaliação na Educação Infantil de acordo com o que é proposto na legislação referente. É importante que outros alunos de pedagogia também tenham a oportunidade de vivenciar esse processo durante sua formação, para assim experimentar na prática aquilo que aprendemos nas disciplinas ofertadas pelo curso.