Document details

CluQui - uma parceria universidade-escola pra divulgação da química

Author(s): Benicio, Hermeson Tavares ; Tuya, Krsna Cordeiro de ; Silva, Gladyane Santos da ; Mota, Beatriz Carvalho ; Barbosa, Francisco Geraldo ; Mafezoli, Jair

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Química; Aprendizagem ativa; Cooperação universidade-escola; Democratização da educação


Description

O Clube da Química (CluQui) é um projeto de extensão da UFC, criado no Ano Internacional da Química (2011), que atua de forma efetiva em escolas públicas do Estado, apresentando e popularizando a Química de forma lúdica para alunos do ensino médio. O CluQui é coordenado por Professores dos cursos de Química (diretoria) e conta com a participação de estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química (sócios efetivos) e estudantes do ensino médio (sócios colaboradores). As diversas atividades do CluQui são planejadas e desenvolvidas em salas de aula, auditórios, laboratórios das escolas e universidade; além de visitas guiadas a espaços científicos como a Seara da Ciência. Dentre as escolas atendidas pelo CluQui, estão o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, a Escola Estadual Joaquim Alves, a EEEP Paulo Petrola, a EEEP Ângela Borges, o IFCE de Canindé e o projeto EPC Pentecoste. Inicialmente, os membros do CluQui fazem uma apresentação do projeto para a comunidade escolar e em seguida são desenvolvidas as atividades envolvendo aulas experimentais, oficinas temáticas, jogos didáticos, dentre outras. A partir do momento em que é formado um grupo de estudantes interessados em participar do projeto, estes são estimulados a se engajarem como sócios colaboradores e implantarem filiais do CluQui em suas escolas. Os dados avaliativos do projeto revelam, que além de cumprir seu papel difundindo a química entre os jovens, o projeto estimula o ingresso dos estudantes vocacionados nos curso de Química. Além disso, para os estudantes do curso de Licenciatura em Química, o CluQui, também tem se revelado um importante espaço didático, para desenvolvimento de novas metodologias, realização de trabalhos de conclusão de curso e prática docente dos futuros professores de química.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents