Author(s): Silva Neto, Joao Duarte ; Seabra, Nádia Helena ; Feitosa, Luiz Tadeu
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Cultura - Estudo e ensino; Artes e sociedade; Comunicação - Aspectos sociais; Seminários (Estudo)
Author(s): Silva Neto, Joao Duarte ; Seabra, Nádia Helena ; Feitosa, Luiz Tadeu
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Cultura - Estudo e ensino; Artes e sociedade; Comunicação - Aspectos sociais; Seminários (Estudo)
Apresenta a pesquisa sobre as relações que se estabelecem entre os estudos teóricos e as práticas e experiências dos palestrantes convidados para os seminários temáticos dentro da disciplina de Graduação “Cultura e Mídia”, a partir da interação dos alunos do terceiro semestre do curso de Biblioteconomia, dinâmica esta que faz parte da referida disciplina, cujos temas debatidos sobre cultura e processos culturais; mídia e a demais linguagens artísticas (literatura, cinema, dança, música, teatro, cordel, etc.), com o intuito de ampliar o ensino-aprendizado dos alunos para além dos ensinos teóricos estudados em sala de aula. Ao longo desses 20 anos, o objetivo geral dos “Seminários Cultura e Mídia” é estimular o aluno a interpretar os significados simbólicos mostrados na disciplina através de textos por meio dos autores como Bourdieu (1989) que trata do Poder Simbólico; Canclini (1996) e Laraia (2008) sobre a cultura; Coelho Netto (1990), Eco (1989) e Santaella (1993) sobre a semiótica; Feitosa (2011) “Mídia: espelho da cultura”; Hall (1997), sobre Identidade Cultural; Halbwachs (1990), sobre memória coletiva, entre outros que se complementam com as palestras de pessoas que vivenciam a teoria na prática, mostrando suas realidades e experiências, contribuindo dessa forma com um outro olhar sobre os fenômenos culturais e midiáticos, objeto da disciplina. As ações metodológicas aplicadas fizeram o diferencial dos seminários, pois a maioria das palestras se relacionava ao mesmo tempo com a cultura, com a mídia e com os processos informacionais contemporâneos. O gerenciamento da informação produzida nos seminários se deu a partir de registros por meio de fotos, vídeos; portfólios feitos pelos alunos, realçando o seu ponto de vista sobre a relação aprendida na disciplina e nos seminários, além de entrevistas com os convidados sobre o projeto. O material coletado passa por identificação, seleção, análise, avaliação, catalogação e indexação. Será publicado em livro e artigos