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VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UM AMBULATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (LIGA ACADÊMICA DE DIABETES, SB.002003.AI.00) O Diabetes Mellitus tem apresentado taxas de pacientes acometidos cada vez mais frequentes. Muitos estudos indicam a ocorrência de fatores de risco para a doença, dentre eles alimentação inadequada, a idade, o sedentarismo e o estresse. Além disso, a hereditariedade também se mostra importante no desenvolvimento do DM quando combinado com hábitos de vida. Dessa forma, faz-se necessária a ocorrência de ações educativas para alertar a população acerca dos riscos dessa condição de saúde aliada ao incentivo a práticas eficazes de prevenção. Objetivou-se relatar a experiência de estágio curricular não obrigatório, como atividade de extensão em um ambulatório de Serviço de Endocrinologia e Diabetes de um Hospital Universitário de Fortaleza-Ce. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo. A duração foi de seis meses, entre março a julho de 2016, com encontros fixos semanais nas sextas feiras. É notório à importância da interdisciplinaridade no ambulatório entre profissionais da Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina para o tratamento do diabetes, visto que em um mesmo dia os pacientes tem diferentes tipos de atendimento e alguns participam do grupo de educação em saúde, onde se utilizam mapas ilustrativos para orientar os pacientes acerca do tratamento, complicações e alimentação adequada. Dessa forma, percebe-se como é importante a participação de acadêmicos em atividades extracurriculares, tanto para aprimorar e vivenciar a prática quanto para a teoria, além disso, é muito relevante para os alunos da área da saúde, em especial para a Enfermagem, visto que adquirem conhecimentos específicos das outras áreas e também pode - se perceber que grupos educativos são muito interessantes, principalmente para os pacientes, em razão deles se sentirem confortáveis a explanar suas dúvidas.