Author(s): Silva, Jose Igo Gomes da ; Araújo, Sarah Resende ; Silva, Maria Cleonice Araújo ; Francelino, Eudiana Vale
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação em saúde; Medicamentos - Utilização; Serviços farmacêuticos; Farmacovigilância
Author(s): Silva, Jose Igo Gomes da ; Araújo, Sarah Resende ; Silva, Maria Cleonice Araújo ; Francelino, Eudiana Vale
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação em saúde; Medicamentos - Utilização; Serviços farmacêuticos; Farmacovigilância
O Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE) desenvolveu esse ano um projeto de educação em saúde na Escola Municipal Dom Manuel da Silva Gomes. A extensão do conhecimento em saúde foi somada a prática pedagógica como forma de ampliar o conhecimento dos alunos, considerando a realidade cotidiana desses e respeitando os princípios fundamentais em relação à abordagem de educação a adolescentes. O projeto foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental, divididos em duas turmas no período da manhã e tarde. A periodicidade das palestras foi mensal. Os próprios estudantes escolheram os assuntos a serem descritos a partir de uma enquete com nove temas sugeridos. Testes de aprendizagem foram aplicados antes e posteriormente a cada palestra ministrada. Foram realizadas até o momento duas palestras (uma introdutória sobre o papel do farmacêutico na sociedade e a outra sobre depressão e tristeza e o uso de medicamentos). A 1ª palestra realizada foi ministrada para 47 alunos. A aplicação do teste antes da 1ª palestra demonstrou que 82% deles apresentavam pouco conhecimento sobre o papel do farmacêutico e suas atribuições. Após a exposição, 93% obtiveram uma elevação desse conhecimento. Já no mês de junho, a exposição foi realizada para 45 estudantes. Desse total, 47% mostraram insuficiência nos acertos das respostas e, após a explanação do tópico, 92% compreenderam melhor sobre a abordagem da depressão/tristeza e terapias. Houve uma atividade lúdica com a construção de cartazes informativos feitos pelos alunos sobre as temáticas abordadas. A atividade realizada tem cooperado com a equipe dos professores locais, de modo a diversificar os seus conteúdos com consequente avanço do enfoque sobre saúde nas escolas.