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LIPAT nas escolas: educativa em sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para adolescentes

Author(s): Freire, Jefferson Matheus da Costa ; Peres Júnior, Hélio de Souza ; Araújo, Lis Caetano Nóbrega Costa ; Neves Filho, José Ayrton Carlos de ; Timbó, Solangio Rodrigues ; Sousa, Emilia Tome de

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação sexual para adolescentes; Doenças sexualmente transmissíveis - Prevenção; Adolescentes - Saúde e higiene; Saúde escolar; Educação em saúde; Promoção da saúde


Description

Justificativa: A Liga de Patologia, Projeto de Extensão da UFC, buscando promover mudanças sociais através da interação da Universidade com a comunidade, percebeu um número elevado de adolescentes grávidas no bairro Rodolfo Teófilo, o que demonstra uma carência em conhecimentos sobre sexualidade e risco de DST. Objetivo: Avaliar e divulgar informações sobre Educação Sexual e DST entre adolescentes de escola pública do bairro Rodolfo Teófilo. Metodologia: Os alunos do projeto fizeram parceria com a E.M. E. I. F. Monsenhor Linhares, entrando em contato com seus alunos para debater a princípio o tema “Educação Sexual e DST's”, visto a necessidade apontada pela instituição. Durante a apresentação foram usados slides expositivos, expostos métodos contraceptivos, além de retiradas dúvidas. Foi realizado um teste antes e após a aula para avaliar o conhecimento dos alunos, que têm entre 12 e 18 anos. Resultados: Os resultados mostraram uma conversa sem tabus e preconceitos e muito útil para o aprendizado. Ao avaliar os escores de acertos dos pré e dos pós testes, observamos um aumento de média de escores de 5 para 7,29 acertos. Percebemos através de análise das questões que alguns conhecimentos foram bem assimilados pelos alunos, como formas de transmissão de AIDS que teve uma melhoria de 3 acertos no pré-teste para 20 no pós teste. No entanto, percebemos que de 13 questões, mesmo após a aula, apenas em média 7,29 foram acertadas, mostrando que muita coisa ainda precisa ser trabalhada. Conclusão: Os resultados revelam que a educação e promoção de saúde nas escolas, apesar de básicas, são muito importantes e estão em falta, sendo fator de mudança comportamental social. Contudo, a avaliação pós-teste identificou que há necessidade de mais de uma intervenção e utilização de metodologias mais participativas para chegar-se a um aprendizado adequado. Os bons resultados, sugerem a importância de ampliar esse tipo de ação educativa e a interação Universidade-comunidade.

Document Type Other
Language Portuguese
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