Author(s):
Grangeiro, Larissa Cordeiro ; Nogueira, Paula Sacha Frota
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Hanseníase - Prevenção; Tuberculose - Prevenção; Agentes comunitários de saúde - Educação (Educação permanente); Educação em saúde; Promoção da saúde
Description
Introdução: As ligas acadêmicas são entidades estudantis que proporcionam aos seus integrantes a ampliação de seus conhecimentos técnico-científicos em determinada área, bem como sanar as demandas da população, seguindo aos princípios de ensino, pesquisa e extensão, já que preenchem eventuais carências da graduação e contribuem para a melhoria do serviço prestado à comunidade. Objetivo: Descrever a contribuição da Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (LADES) no controle da hanseníase e da tuberculose. Metodologia: A LADES é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e tem como principal objetivo contribuir para o controle da hanseníase e da tuberculose nos municípios de Fortaleza e região metropolitana por meio do aperfeiçoamento da formação acadêmica e profissional, bem como da atuação junta à comunidade através de demandas identificadas por meio de parcerias com as esferas de gestão em saúde do estado do Ceará. Atualmente, a LADES conta com 15 integrantes acadêmicos, uma enfermeira e uma professora orientadora. Resultados: Desde a sua formação em junho de 2015, realizaram-se quatro capacitações sobre hanseníase de agentes comunitários de saúde na capital e na região metropolitana, capacitação sobre tuberculose para médicos e enfermeiros de um município da região metropolitana, duas ações educativas sobre hanseníase e tuberculose em shopping center de Fortaleza, palestra sobre hanseníase em escola municipal direcionada a pais e responsáveis e busca ativa de casos de tuberculose e hanseníase junto à população em situação de rua. Conclusão: A Liga está em processo contínuo de aperfeiçoamento e desenvolvimento, promovendo mais atividades comunitárias e acadêmicas, com o objetivo de favorecer o conhecimento dos integrantes da comunidade.