Author(s): Farias, Mariana Goncalves ; Santos, Walberto Silva dos
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Orientação profissional; Psicologia
Author(s): Farias, Mariana Goncalves ; Santos, Walberto Silva dos
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Orientação profissional; Psicologia
Na Psicologia, uma das áreas que exige uma maior aproximação com a prática constitui-se o campo da Avaliação Psicológica, mais especificamente, o uso dos testes psicológicos como ferramenta essencial para o desenvolvimento deste processo avaliativo. O implemento do Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP) consiste em uma série de ações junto a alunos cearenses para que possam atuar no campo da avaliação psicológica. No âmbito da extensão, o LACEP propõe-se a atuar em escolas públicas, utilizando alguns testes psicológicos direcionados a orientação profissional, a fim de ajudar os futuros universitários na escolha do curso de preferência e possibilitar aos estudantes pré-universitários auxílio para uma escolha mais consciente de seus cursos. A escolha por esse público alvo se deu a partir da inexistência de ofertas de serviços de orientação vocacional na escola pública. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo a apresentação de uma proposta de orientação profissional nesse contexto. No que tange aos processos de orientação profissional, destaca-se a utilização dos testes psicológicos como instrumentos auxiliares no processo de avaliação psicológica, em parceria com outros recursos avaliativos. Diante disso, percebeu-se a importância da construção de uma proposta que não se restringisse a aplicação de testes, mas que contemplasse outros enfoques metodológicos. Assim, a proposta final de orientação profissional a ser realizada envolve, além da aplicação dos testes, a realização de entrevistas semi-estruturadas para o levantamento de interesses profissionais e a promoção de atividades em grupos com os alunos, auxiliando os estudantes pré-universitários a reconhecer melhor suas habilidades e interesses, conduzindo a escolhas mais maduras e fundamentadas.