Description
Nos últimos anos a Fisioterapia Neuropediátrica vem se reconstruindo, tanto ao se lançar em novas áreas de atuação, embasadas em referenciais teóricos mais recentes e pesquisas de novas técnicas, como redirecionando o seu foco para a funcionalidade. Com o advento da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; OMS 2001), é fundamental que ampliemos nosso olhar além das alterações de estrutura e função dos nossos pacientes, levando em consideração seu contexto e oportunizando ganhos principalmente nas suas atividades e participação social. No nosso curso, cada disciplina tem se lançado ao desafio de acompanhar essa tendência. Nós, docentes, a cada turma reformulamos planos de aula, atualizamos referências bibliográficas e ajustamos ementas, na contínua busca de melhorar a oferta e partilha do conhecimento, sempre tão dinâmico. Em 2018, foi lançado pela Editora Sanar o livro 50 Casos Clínicos de Fisioterapia, organizados por nossos colegas Profª Camila Leite e Prof. Shamyr Castro, com participação de docentes do curso da UFC. A obra vem sendo utilizada desde então como base para estudo e discussões no nosso Programa de Extensão Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (PADI) e na nossa disciplina Clínica Fisioterapêutica aplicada à Pediatria e Neonatologia, e inspirou este e-book. Durante o semestre letivo 2020.2, os alunos, em equipes, desenvolveram artigos com temáticas complementares e afins da Neuropediatria, com o formato dos capítulos do livro supracitado, apresentando o resultado em forma de seminário, como requisito de aprovação da disciplina. Com toda a dedicação dos alunos, o resultado foi além das nossas expectativas. Por sugestão do Luan, discente da disciplina e organizador desta obra, julguei oportuno compartilhar este primoroso trabalho com mais colegas interessados na área, com o objetivo de ampliar a divulgação e embasar outras muitas ricas discussões de temas relevantes da área de Fisioterapia Neurofuncional da Criança e do Adolescente, especialidade reconhecida pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Temas mais raramente encontrados na literatura como Fisioterapia Ocular, Inclusão Escolar e atuação da Fisioterapia em crianças com diagnóstico de TDAH estão entre as abordagens dos capítulos.