Autor(es):
Vieira, Tacyele Ferrer ; Viana, Victória do Nascimento ; Mourão, David Ribeiro ; Farias, Carlos Senna Soares ; Gomes, Raquel da Silva ; Silva, Edson Vicente da
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Cartografia - Estudo e ensino; Mapeamento geográfico - Estudo e ensino; Geografia - Estudo e ensino
Descrição
O projeto de extensão MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola atua há um ano em escolas públicas de Fortaleza. Constitui uma iniciativa de alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, têm como objetivo auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização cartográfica, ensinar técnicas de mapeamento com softwares livres e elaborar mapas temáticos dos bairros de Fortaleza, para estudos e análises posteriores. O projeto atua em duas escolas públicas e tem um cronograma de um ano de atividades. A metodologia é dividida em quatro partes (i) aulas de cartografia básica e alfabetização cartográfica, (ii) estudo do tema e coleta de dados, o tema varia de acordo com a escolha dos alunos e do professor, (iii) trabalho de campo e (iv) criação de mapas temáticos e fixação dos conhecimentos. Em 2016, o projeto atuou na escola EEM Mariano Martins, Henrique Jorge - Fortaleza e produziu um mapeamento da localização das antenas de transmissão de sinal telefônico no bairro de localização da escola, o trabalho foi realizado em parceria com o professor de Física da escola. Teve ação também na Escola Municipal Monsenhor Linhares, Amadeu Furtado - Fortaleza com direcionamento para o reconhecimento do espaço e comunidade escolar, fazendo-se uso de mapas mentais dos alunos e croquis como metodologia de alfabetização cartográfica. Como resultados temos a apresentação do projeto de mapeamento dos alunos da escola Mariano Martins na feira da UNIFOR na modalidade Iniciação Científica Júnior e na escola Monsenhor Linhares, é possível observar um melhor entendimento dos conceitos básicos cartográficos e de lateralidades é alcançado.