Autor(es):
Viana, Vielceketlin Franco ; Nascimento, Thamires Souza do ; Rebouças, Rebeca Nogueira ; Bezerra, Karine de Castro ; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Assoalho pélvico - Doenças - Prevenção; Assoalho pélvico - Cuidado e higiene; Gestantes - Saúde e higiene; Educação em saúde; Promoção da saúde
Descrição
INTRODUÇÃO: As Disfunções do Assoalho Pélvico (DAPs) ocorrem quando os músculos pélvicos enfraquecem ou estão lesionados ocasionando a perda total ou parcial de sua função. As DAPs possuem grande ligação com a gravidez e puerpério, sendo necessária a existência de estratégias educativas que sensibilizem para essas temáticas. OBJETIVO: Descrever uma intervenção educativa com grávidas e puérperas sobre DAPs. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre uma intervenção educativa realizada por acadêmicas de enfermagem no alojamento conjunto de um hospital terciário público e de uma maternidade escola de Fortaleza. A intervenção foi composta de duas fases: entrevista individual e jogo educativo no estilo perguntas e respostas. Na entrevista buscou-se identificar a presença de fatores de risco para DAPs. Na segunda fase, cada participante recebeu uma placa com um lado verde (verdadeiro) e um lado vermelho (falso). À medida que as perguntas eram feitas, as participantes mostravam o lado da placa correspondente à sua resposta. Foram respeitados os aspectos éticos, o trabalho foi aprovado no comitê de ética e pesquisa sob protocolo 751.351. PARCERIA/FINANCIAMENTO: Ausente. RESULTADOS: Participaram na intervenção 76 mulheres. Foram 10 perguntas que abordava os temas: incontinências urinária e fecal, constipação e prolapso de órgão pélvicos. Percebeu-se que as mulheres desconheciam a relação existente entre DAP e gravidez, bem como, também achavam que as DAPs eram comuns do envelhecimento. Na fase dois, foram desconstruídos conhecimentos errôneos e construídos novos, sobre: sinais e sintomas, tratamento e locais de atendimento. CONCLUSÂO: A atividade de Educação em Saúde é uma experiência transformadora e essencial para a informação sobre DAPs e, também, para a desconstrução dos mitos existentes. Com a atividade percebe-se a necessidade de mais atividades educativas sobre o tema com grávidas e puérperas pelos enfermeiros e acadêmicos de enfermagem.