Autor(es): Silva, Yara Luiza Freitas ; Oliveira, Amanda Taiane Correia de ; Campelo, Mariana Guimarães ; Gonzalez, Ricardo Hugo
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Natação para crianças; Ludicidade; Processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Yara Luiza Freitas ; Oliveira, Amanda Taiane Correia de ; Campelo, Mariana Guimarães ; Gonzalez, Ricardo Hugo
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Natação para crianças; Ludicidade; Processo ensino-aprendizagem
Introdução: as atividades em meio líquido geralmente são bastante prazerosas, um exemplo é a natação que quando trabalhada com crianças pode ter como importante aliado o lúdico nas aulas. O lúdico é realizado através de jogos e exercícios que unidos, facilitam e ampliam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, construindo uma ponte formando a atividade lúdica, que torna a vivência intensa e com livres expressões. Durante o processo de adaptação ao meio líquido os alunos iniciam os primeiros contatos com a água, é uma fase onde a ludicidade pode ser utilizada em atividades consideradas básicas como locomover-se pela piscina, nos exercícios de flutuação, respiração e propulsão. Objetivo: identificar os benefícios do lúdico no processo de ensino-aprendizagem em aulas de adaptação ao meio líquido, mostrando como o exercício aliado a brincadeira pode influenciar na saúde e no bem-estar dos alunos praticantes. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura utilizando como base de dados o SciELO, Medline, Periódicos.capes, Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) com os seguintes termos: Lúdico, natação, adaptação ao meio líquido e ensino-aprendizagem no período de 2005 a 2016. Resultados: a brincadeira é algo transformador, prazeroso para as crianças e que incrementada as aulas de natação é um meio para o processo de aprendizagem. Quando o lúdico é usado muitas vezes as crianças não percebem o exercício em si, torna-se uma ferramenta pedagógica diversificada de ensino e também funciona como uma meio de integração professor e aluno, facilitando a forma de comunicar-se com o grupo, possibilitando também o lado afetivo desenvolvendo assim a satisfação pela prática. Conclusão: a natação promove a saúde e qualidade de vida dos praticantes, uma alternativa eficaz no processo de ensino-aprendizagem são as atividades lúdicas que quando incrementadas as aulas facilitam a aprendizagem dos alunos. Sendo assim é dada a importância do lúdico durante as aulas de natação.