Detalhes do Documento

Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social

Autor(es): Venâncio, Luciana ; Bruno, Brena Dias ; Silva, Iury Crislano de Castro ; Flor, Breno José Mascarenhas Sá de ; Gonçalves, Yasmin ; Sanches Neto, Luiz

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Colaboração; Criticidade; Complexidade; Currículo; Interseccionalidades; Collaboration; Criticality; Complexity; Curriculum; Intersectionality


Descrição

Didactics are pertinent to the specific knowledge of each area, corresponding to the notion of specific subject didactics (Fachdidaktik). The objective of this article is to analyze the educational challenges related to didactics and social justice during the initial teacher education in physical education. We have investigated qualitatively the context of the undergraduate degree course in physical education teaching at the Federal University of Ceará. The discipline “didactics and physical education” is included in the curricular matrix as mandatory in the course, in the day and night cohorts. The discipline planning was related to social justice, with effective participation of students and monitors from the teaching initiation program. The main themes pointed out were: (in)equity; racism; criticality, reflection and empowerment; prominence of the place of speech and sensitive listening as necessary knowledge

Há pertinência da didática aos saberes específicos de cada área, correspondendo à noção de didática dos conteúdos específicos (Fachdidaktik). O objetivo deste artigo é analisar os desafios formativos sobre a temática relacionada à didática e justiça social durante a formação inicial em educação física. Investigamos qualitativamente o contexto situado do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará. A disciplina “didática e educação física” consta na matriz curricular como obrigatória no curso, nos períodos diurno e noturno. O planejamento da disciplina foi relacionado à justiça social, com participação efetiva dəs estudantes e monitores do programa de iniciação à docência. Os principais temas apontados foram: (in)equidade; racismo; criticidade, reflexão e empoderamento; proeminência do lugar de fala e da escuta sensível como saberes necessários

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.