Document details

Sala de espera sobre diabetes e pé diabético: um relato de experiência acerca do papel educacional da enfermagem na promoção do autocuidado

Author(s): Abreu, Jessyka de Oliveira ; Silva, Camila Aparecida Costa ; Gomes, Maria Laura Silva ; Alencar, Mayara Maria Silva da Cruz ; Souza, Thais Lima Vieira de ; Aguiar, Maria Isis Freire de

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Diabéticos - Saúde e higiene; Pé diabético - Prevenção; Educação em saúde


Description

Introdução: A educação em saúde é uma estratégia fundamental no auxílio da adesão do paciente ao tratamento, podendo agregar teorias que favoreçam a participação dos sujeitos. Na assistência ao paciente diabético, a teoria de Orem pode estimular a abordagem do autocuidado. Objetivo: Relatar atividade educativa realizada por meio de sala de espera sobre diabetes e pé diabético. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em um ambulatório hospitalar de nível secundário, localizado em Fortaleza-CE, durante o primeiro semestre de 2016. Participaram nove clientes que aguardavam atendimento para o setor de Estomaterapia. A atividade educativa sobre diabetes e pé diabético foi fundamentada na Teoria do Autocuidado de Orem, realizada por meio de sala de espera executada por quatro integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE). A atividade foi dividida em três etapas: exposição dialogada, dinâmica e conclusão. Inicialmente, ocorreu a apresentação das acadêmicas e dos participantes, com explicação do objetivo, exposição do tema e a entrega das placas contendo uma face “mito” e outra “verdade”. No segundo tempo, houve a execução do jogo “quadro mágico: mitos & verdades”, que por meio de uma cartolina, abordavam 10 subtemas divididos em envelopes, contendo três afirmativas em cada. No terceiro tempo, foram discutidas as dúvidas e a sugestão de temáticas futuras. Resultados: A dinâmica proporcionou interação e confiança dos clientes com as acadêmicas, visto que as afirmativas foram geradoras de discussão, em que os participantes relataram atitudes cotidianas e realizaram questionamentos, assegurando um momento de troca de vivências e de conhecimentos em prol do autocuidado. Conclusão: A realização da sala de espera é uma importante estratégia para o empoderamento do cliente, devido à construção conjunta de práticas para o autocuidado, sendo o profissional de Enfermagem o responsável por proporcionar esses espaços educativos.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents