Autor(es):
Oliveira, Luiz Allan Silvestre de ; Fernandes, Joana D'Arc Páscoa Bezerra ; Lima, Juliana Soares ; Santos, Francisco Edvander Pires
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Comunicação científica; Biblioteca universitária; Streaming; StreamYard; Plurissaberes; Live transmídia; Transmissões ao vivo; Mídias sociais
Descrição
No cenário da pandemia de Covid-19, intensificou-se, no ambiente universitário, a utilização de plataformas, canais e mídias sociais digitais, a fim de que não houvesse prejuízo ao calendário acadêmico. Diante dessa realidade, a Biblioteca de Ciências Humanas da UFC lançou, no mês de maio de 2020, o canal Plurissaberes, que se tornou projeto de extensão no ano de 2021, com a proposta de se tornar um programa de comunicação técnico-científica transmídia na produção de conteúdo a partir da interface do StreamYard, um estúdio virtual destinado a transmissões ao vivo (lives), com projeção para o YouTube, Facebook e Twitter. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre as transmissões ao vivo realizadas pelo canal Plurissaberes, com parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais. Como metodologia de trabalho, a equipe de bibliotecários da BCH realizou treinamentos remotos para a atuação do bolsista como social media e diretor técnico de lives no StreamYard, além da divisão das atividades em momentos pré-live; live; e pós-live. Como atividades desenvolvidas no pré-live, produziram-se cards informativos para as mídias sociais e foram realizados treinamentos no StreamYard com mediadores e convidados das transmissões ao vivo, incluindo a elaboração e o compartilhamento de tutorial sobre a plataforma. No momento da live, a direção técnica incluía: a recepção aos ingressantes no estúdio de transmissão; a apresentação inicial (host) do evento; o controle de telas, logos e vinhetas; e o monitoramento dos chats público e privado. No pós-live, procedeu-se com o envio de certificados e declarações, utilizando a ferramenta Autocrat, e realizaram-se pesquisas de alcance e engajamento de cada transmissão, visando mapear a audiência no canal e nas mídias sociais.