Detalhes do Documento

Formação inicial de professores: um estudo do PIBID-Biologia em Crateús-CE

Autor(es): Sousa, Emily Teixeira de ; Feitosa, Raphael Alves ; Gomes, Antonia Dália Chagas ; Ferreira, Yasmim Brandão ; Sousa, Ruana Silva

Data: 2022

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Formação de professores; Ensino de Biologia; PIBID


Descrição

O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, de uma universidade da cidade de Crateús-CE, a respeito das contribuições desse programa para sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em Narrativas de Vivências, no qual foi utilizada como ferramenta de coleta de dados a entrevista. Como técnica de análise, foi realizada uma Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que o Programa tem um relevante papel na formação inicial docente, tendo em vista que lhes colocam no ambiente escolar e estes passam a ter contato com metodologias e realidades escolares. Destarte, os bolsistas passam a adquirir experiência na docência, o que lhes dará suporte na futura profissão.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados