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Ineffective breathing pattern : defining characteristics in children with acute respiratory infection

Author(s): Pascoal, Lívia Maia ; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira ; Silva, Viviane Martins da ; Beltrão, Beatriz Amorim ; Chaves, Daniel Bruno Resende ; Santiago, Juliana Maria Vieira de ; Herdman, T. Heather

Date: 2014

Origin: Oasisbr

Subject(s): Criança; Cuidados de Enfermagem; Doenças Respiratórias


Description

PURPOSE: To determine the accuracy of NANDA-I defining characteristics for the nursing diagnosis, ineffective breathing pattern, in children with acute respiratory infection. METHODS: This was a prospective cohort study in 136 children. Measures of accuracy were calculated for the defining characteristics. FINDINGS: Use of accessory muscles to breathe presented the best measure of accuracy. Alterations in depth of breathing presented a high value of sensitivity. Altered chest excursion and orthopnea presented high values of specificity. CONCLUSIONS: Use of accessory muscles to breathe showed the best predictive capacity for ineffective breathing pattern. IMPLICATIONS FOR NURSING PRACTICE: Measures of accuracy can contribute to an accurate diagnostic inference process, improving patient assessment and facilitating rapid, accurate diagnosis.

OBJETIVO: Determinar a acurácia das características definidoras para o diagnóstico de enfermagem Padrão respiratório ineficaz em crianças com infecção respiratória aguda. MÉTODOS: Este foi um estudo de coorte prospectiva aberta com um grupo de 136 crianças. Medidas de acurácia foram calculadas para as características definidoras. RESULTADOS: Uso de musculatura acessória para respirar apresentou a melhor medida de acurácia. Alteração na profundidade respiratória apresentou elevado valor de sensibilidade. Excursão torácica alterada e Ortopneia apresentaram altos valores de especificidade. CONCLUSÃO: Uso de musculatura acessória para respirar apresentou melhor capacidade preditiva para Padrão respiratório ineficaz. IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM: Medidas de acurácia podem contribuir para um processo de inferência diagnostica acurado. Educadores podem usar o conhecimento de características definidoras críticas para ensinar aos alunos técnicas de avaliação adequadas, e os enfermeiros na prática clínica podem estar mais atentos a essas características, a fim de facilitar o diagnóstico rápido e preciso. Pesquisa adicional deve procurar replicar esse trabalho em populações semelhante e diferentes, e identificar as características do diagnóstico ao longo do tempo.

Document Type Journal article
Language English
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