Author(s):
Pinto, Marta Vaz Saraiva
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7288
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Avaliação psicomotora; Bateria Piaget-Head; Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca; Intervenção psicomotora; Pré-requisitos das aprendizagens; Psicomotricidade; Teste de proficiência motora Bruininksy-Oseretsky
Description
Mestrado em Reabilitação Psicomotora
O presente relatório de estágio, inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, efectuado no Instituto de Desenvolvimento e Estimulação do Potencial Humano (IDEPH) em Lisboa, teve como objectivo descrever todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo 2012/2013 com as crianças que necessitaram de intervenção psicomotora. Para isso, foi necessária uma investigação acerca do que é a psicomotricidade, a aprendizagem, a avaliação psicomotora e a intervenção psicomotora. A psicomotricidade tem como objectivo promover o desenvolvimento da criança através de experiências psicomotoras, cognitivas e afectivas. É através do conhecimento do seu próprio corpo e do corpo do outro que a criança se desenvolve e explora o que a rodeia, sendo a relação com o terapeuta um ponto fulcral de todo o processo de intervenção. Para além da revisão da literatura, referida acima, este documento aborda também a população apoiada, os dois estudos caso e todo o processo de intervenção, desde a avaliação ao planeamento da intervenção e à análise e posterior discussão dos resultados. Posto isto, a partir das evoluções que ocorreram no que respeita ao desenvolvimento psicomotor, podemos concluir que a Psicomotricidade tem uma enorme importância para todo o desenvolvimento da criança.