Detalhes do Documento

Inser????o e atua????o de jovens estudantes no ambiente cient??fico: intera????o entre ensino e pesquisa

Autor(es): Amancio, Ana Maria

Data: 2004

Origem: OASISbr

Assunto(s): EDUCACAO VOCACIONAL; CI??NCIA; TECNOLOGIA; ESTUDANTES


Descrição
O estudo a que me propus teve como inten????o refletir sobre duas propostas de inicia????o cient??fica para estudantes de n??vel m??dio, facilitadoras da inser????o de jovens no ambiente de trabalho cient??fico: o Programa de Voca????o Cient??fica (PROVOC), da Funda????o Oswaldo Cruz e o Projeto Jovens Talentos para Ci??ncia (PJT), do Centro de Ci??ncias do Estado do Rio de Janeiro. Mediante a identifica????o dos pressupostos pedag??gicos que balizam as duas propostas, foram eselecidas articula????es com o pensamento do educador Pedro Demo, defensor de uma pedagogia promotora da independ??ncia e da autonomia do aluno. O estudo buscou compreender a rela????o entre as categorias educa????o e ci??ncia, tida como essencial para firmar o di??logo entre a escola e a institui????o de ci??ncia e tecnologia, um dos objetivos centrais das duas propostas de inicia????o cient??fica consideradas. As propostas foram descritas, analisadas criticamente, os resultados por elas alcan??ados apresentados e discutidos, al??m de terem sido feitos coment??rios e reflex??es sobre a relev??ncia dessas possibilidades educacionais. O estudo permitiu observar que os estudantes que participam do PROVOC e do PJT revelam mudan??as em seus interesses, desenvolvem suas potencialidades, ousam e arriscam na busca de seu desenvolvimento profissional e antecipam sua forma????o acad??mica, demonstrando que a forma????o do cientista pode ser iniciada o mais precocemente poss??vel. As propostas tomadas como refer??ncia para a realiza????o do estudo podem ser consideradas modelos educacionais estrat??gicos, confi??veis, que merecem ser fortalecidos e disseminados, em especial porque se contrap??em a uma postura passiva de aguardar o surgimento espont??neo de talentos. Ambas demonstram que identificar, distinguir e promover a inicia????o cient??fica ainda no ensino m??dio, possibilita obter resultados relevantes no processo de aprendizagem, com reflexos significativos no campo educacional, descortinando um caminho para estreitar as rela????es entre a escola e o mundo do trabalho.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Struchiner, Claudio Jos??
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo