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Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Author(s): Tavares, Ana

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/1258

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): jogos musicais; aprendizagem


Description

Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada – Estágio e Relatório II, iniciada neste primeiro semestre do segundo ano do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A música é um recurso poderoso, tanto no pré-escolar como no 1ºciclo. Com muita ou pouca aptidão para tal, devemos dar à criança/aluno a oportunidade de ter contacto com o mundo da música e permitir que o explore livremente. O nosso papel enquanto educadores/professores é o de criar várias oportunidades, elaborar espaços, desenvolver estratégias para que a opção seja da criança, partindo dela a estruturação do seu conhecimento tornando-se, assim, um agente ativo do seu próprio desenvolvimento. É cada vez mais importante percebermos que as expressões artísticas contribuem também para a formação e evolução da criança, não só a nível cognitivo, como social, afetivo, ou emocional, sendo por isso essencial dar-lhe um lugar de destaque na sala de aula, tentando assim cativar os nossos educandos a serem criativos, sociáveis, e críticos, para que não tenham medo de se exprimirem livremente perante os outros e de serem quem são sem se preocuparem com o que as pessoas pensam. Às crianças, a música é-lhes apresentada através de histórias, dramatizações, jogos e brincadeiras, que motivem a sua participação e lhes desperte o interesse e gosto pela mesma. Os jogos são formas lúdicas, informais e artísticas que apelam aos sentidos e à capacidade de audição diferenciada dos educandos. São a maneira natural de pensar e reagir das crianças, ou seja, é quando estas reagem física e emocionalmente ao que lhes é solicitado, sem questionar, tirando prazer disso mesmo, ajudando na exploração e construção do “eu” e na relação com o outro. Estes são fatores determinantes e facilitadores do desenvolvimento social e emocional, da criatividade, da imaginação e da personalidade, quer a nível da expressão física quer a nível da expressão oral, pois enriquecem o nível de vocabulário. Com a ajuda dos jogos, as crianças exploram o mundo à sua volta, aprendendo também a relacionarem-se com os colegas e a desenvolver ideias em grupo e/ou individualmente. Estes revestem-se de um caráter absolutamente informal, propiciando às crianças o clima psicológico ideal, bem como um clima de desinibição e confiança necessário para que cada uma delas possa ser na realidade ela própria sem medo de represálias. Os jogos musicais combinam ainda a música com o movimento corporal e a dança. A dança permite à criança exteriorizar o que sente, sendo que socialmente e em termos emocionais, a dança ajuda a criança a desinibir-se e a vencer a timidez, contribuindo para o seu espírito crítico, a sua coordenação motora, bem como para a sua noção de ritmo. O objetivo do trabalho executado durante ambos os estágios foi ampliar, nas crianças, o gosto pela música e desenvolver a sua concentração e perceção auditiva, bem como habilidades rítmicas e motoras. Assim, e para atingir tal objetivo, foram realizados alguns jogos musicais e de expressão corporal, além de um trabalho de investigação que se baseou na observação participada com apoio bibliográfico e pesquisas na internet. Este trabalho tem como objetivo fundamentar teoricamente a Prática de Ensino Supervisionada efetuada. O presente documento encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro efetuamos o enquadramento institucional, com as caracterizações do meio escolar e das instituições onde decorreram ambos os estágios e ainda a caracterização socioeconómica e psicopedagógica de cada turma. No segundo capítulo realizamos a descrição do processo de prática de ensino supervisionada, com uma breve contextualização legal da prática, seguida de uma reflexão e autoavaliação geral de ambos os estágios. Para finalizar, no terceiro capítulo, aprofundamos o tema escolhido, executando uma proposta de uma prática docente relacionada com o tema em apreço.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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