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AS BIBLIOTECAS ESCOLARES: PRINCÍPIOS PRÁTICAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Author(s): Cardoso, Isabel

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/1322

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Biblioteca Escolar; Tecnologias da Informação e Comunicação; Atividades; Construção do Conhecimento


Description

O sucesso do processo educativo de cada aluno depende, em larga medida, do valor que os encarregados de educação e a própria comunidade local lhe atribuem. Quando a Educação e o conhecimento são os principais pilares de uma comunidade, a missão e os objetivos da escola são partilhados e apoiados por todos. É necessário também que a comunidade veja a Escola como um espaço pertinente onde se constrói o conhecimento e a educação, em relação às situações da vida real e correspondendo às suas necessidades e aspirações. No contexto educativo, há que ter sempre em conta as necessárias adaptações do sistema de ensino, à comunidade, no que se refere a programas, conteúdos, formação de professores e recursos. Às bibliotecas escolares ninguém nega a sua importância no seio das escolas e das comunidades educativas, elas desempenham um papel central no desenvolvimento das literacias, no suporte às aprendizagens, na aquisição de competências de informação e na formação de leitores. Através destas, os alunos desenvolvem melhor as competências para a aprendizagem, imaginação e criatividade ao longo da vida, levando-os a tornarem-se pessoas responsáveis numa sociedade que está em constante evolução. A metodologia utilizada foi o estudo de caso da Biblioteca Escolar pertencente à escola sede deste agrupamento, procurando compreendê-la nas suas diversas dimensões. A investigação teve o seu trabalho de campo no ano letivo de 2011/2012, tendo sido utilizados como instrumentos o inquérito por questionário aos docentes e alunos. Este estudo centra-se em torno de três eixos indissociáveis: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa pesquisa bibliográfica que procurou estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica foi feita para se obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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