Document details

Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Author(s): Marques, Luís V M

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/1328

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Matemática; Música; metodologia; interdisciplinaridade


Description

O fraco rendimento dos alunos na disciplina de matemática é uma realidade a que vimos assistindo, anualmente, nas escolas aquando do lançamento das classificações. Este facto deve ser motivo de preocupação para os profissionais da área e para a escola enquanto instituição de ensino, e razão bastante para serem colocadas várias interrogações acerca das práticas letivas que se têm exercido. Se é verdade que a matemática sendo uma ciência agregacionista e construtivista não perde validade, é verdade também que necessita de atualizar-se no que concerne ao seu método de ensino e, embora já prevista no Currículo Nacional do Ensino Básico, a articulação com as outras áreas curriculares, nomeadamente com a música, uma vez que é inegável a existência de um tronco comum que une estas duas vertentes disciplinares, a realidade é que as práticas são muitas vezes esvaziadas de sentido para os alunos. Este estudo que propomos, pretende um olhar sobre as práticas letivas dos profissionais docentes dos grupos 2301 e 2502, tendo em vista uma ação posterior que o complemente. Neste seguimento é nosso propósito dar a conhecer a correlação existente entre a música e a matemática, fazendo uma abordagem histórica desde o seu alvorecer, na perspetiva de motivar os profissionais das áreas referidas e de os levar a desenvolver conjuntamente um trabalho multidisciplinar capaz de enaltecer o campo educativo, e o ato de ensinar através da apresentação de possíveis estratégias no campo metodológico e didático. Acreditamos e defendemos que é mediante a interação entre alunos, professores e conteúdos que se viabilizam as maiores possibilidades de correlações entre as diversas áreas do conhecimento e se fomenta um maior e melhor aprendizado.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents