Document details

Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra

Author(s): Bento, Carla I S S

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/3606

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Revenue Management; Hotelaria; Gestão Hoteleira; Dynamic Pricing; Coimbra


Description

O crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents