Document details

Literatura infantil, um aprendizado para a vida, 1º e 2º ciclo do ensino básico

Author(s): Assunção, Maria do Carmo S

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/3826

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Prática de Ensino Supervisionado; Ensino de 1º e 2º ciclos; Literatura Infantil; Consciência de mundo da criança


Description

O processo de construção humana é dinâmico e constante, quanto mais nos qualificamos, melhor desempenhamos nossas funções. Dentro dessa visão, entra o presente Mestrado ministrado pelo Instituto Politécnico da Guarda/Portugal, para a obtenção do Título de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Assim, este estudo se fundamenta a partir da vivência do estágio supervisionado desenvolvido de acordo com a regulamentação exigida pelas normas da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e de inquietações vivenciadas durante o percurso como educadora, tendo como atores sociais educadores e educandos do Ensino Fundamental de três escolas públicas de São Luís/MA. O objetivo do presente relatório é descrever a vivência de estágio supervisionado, bem como promover uma reflexão sobre a importância da literatura infantil como ferramenta pedagógica, viabilizando à criança ampliar sua consciência de mundo. Para tanto, o documento encontra-se dividido em seis capítulos: no primeiro capítulo, é feito o enquadramento institucional, onde se desenvolveu a PES; no segundo capítulo, efetiva-se a descrição dessa vivência e as experiências adquiridas, tanto durante esta formação quanto durante o processo da PES; no capítulo três, desenvolvem-se conteúdos que evidenciam a valorosa contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da consciência de mundo da criança; no quarto, apresenta-se a justificativa, que se refere ao porquê da escolha da temática, ou seja, aos motivos que instigaram a pesquisa; no quinto, o estudo apresenta, de forma resumida, as principais deliberações dos PCN e da SEMED sobre as responsabilidades da escola com os estudantes e, no capítulo seis, tem-se a metodologia, em que é abordado o passo a passo da pesquisa, como a mesma efetivou-se. Inicialmente, apresenta-se um apanhado do contexto histórico sobre a literatura infantil; logo depois, será feita uma correlação da literatura infantil e o trabalho do ensino da Língua Portuguesa, observando ainda como a criança se relaciona com esse recurso, além do espaço escolar. A escolha da temática tem sua origem nas diferentes abordagens ocorridas durante a vivência da PES, sobretudo no que se refere à Língua Portuguesa. Por fim, sublinham-se os principais aspectos do estudo, intencionando um refletir significativo sobre os conteúdos didáticos defendidos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents