Document details

A importância da parceria família - escola no processo ensino aprendizagem dos alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º ano da UEB Raimundo Chaves em São Luís do Maranhão

Author(s): Lopes, Francidalva A

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/3834

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Prática de Ensino Supervisionada; Família e Escola; Valores na Educação Básica 1º e 2º ciclos


Description

Este trabalho relata a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste relatório é refletir, como um exercício autocrítico do processo de desempenho profissional pessoal experimentado no quotidiano escolar, abordando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. Será, ainda, apresentada uma investigação sobre “A importância da parceria família-escola no processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano na escola municipal de São Luís do Maranhão UEB Raimundo Chaves”. A relação Escola-Família é um dos fatores que influenciam o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. Contudo o não conhecimento da importância de se manter uma relação ética e respeitosa por parte de ambas instituições, tem dificultado o desenvolvimento da aprendizagem e do caráter dos alunos. Esta temática que está presente em todos os estágios de estudos dos alunos em formação básica é de grande relevância para ser trabalhada com a família e os educadores que estão mais diretamente ligados aos jovens em formação. Na investigação analisamos documentos, realizamos a pesquisa bibliográfica e empírica com a aplicação de questionários aos pais e professores e entrevista com o gestor e apoio pedagógico escolar. O cruzamento de fontes e de informações aí contidas permitiu-nos analisar, caracterizar e interpretar as relações que se estabelecem entre a família e a escola, no contexto em que ambas se inserem. Por toda a pesquisa exposta neste trabalho, acreditamos que esta investigação pode ser uma forma de contribuir para o sucesso escolar dos alunos, assim como também para uma melhor relação entre as famílias e os profissionais que trabalham nas escolas que seus filhos frequentam.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents