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Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no sistema operacional Linux Educacional 5.0, para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização.

Author(s): Costa, Sônia M B

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/3858

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Aplicativos computacionais; Acesso a tecnologia; Alfabetização; Letramento


Description

Este trabalho trata da Descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES), contendo experiência de ensino/aprendizagem nos 1º e 2º Ciclo de Ensino Básico e apresenta o tema que impulsionou todo o trabalho científico visando uma alternativa e um elo entre as práticas pedagógicas em sala de aula regular de alfabetização e os aplicativos educacionais disponíveis na rede computacional existente na rede Municipal de ensino, intitulado como: “Uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos em alfabetização”. A temática escolhida surge a partir das inúmeras dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de zona urbana, uma realidade não diferente da zona rural da referida rede. Ao longo do trabalho desenvolvido em sala de aula de alfabetização, mediante de inovações, técnicas, formações de professores, projetos, admite-se a existência do problema e notam-se algumas causas que contribuem para a lentidão do processo ensino-aprendizagem, dificultando a aprendizagem de determinados alunos que são contemplados com a aprovação automática sem terem alcançados as capacidades previstas para a etapa em questão. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo realizada com os professores e alunos do ensino fundamental da UEB Sá Valle. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar “uma proposta ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux educacional 5.0 para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos ema alfabetização”, como importantes suportes a serem adotados na grade curricular do ensino fundamental de séries iniciais, preferencialmente em turmas de alfabetização de 1a etapa (1o ano) das escolas públicas da rede municipal de São Luís (MA). Visando amenizar essa problemática diária existente nas escolas públicas de São Luís, e fazer valer o eixo 2 de ações do Pacto, é que se faz necessário defender o “Uso dos recursos pedagógicos disponíveis no Sistema Operacional Linux Educacional 5.0, pois acredita-se que, sendo o computador uma ferramenta que desperta fascínio à aqueles que estão em processo de descobertas do novo, ao ter contato com um repertório diversificado de símbolos expostos no teclado, som, imagens e movimentos, ao mesmo tempo em que pratica os comandos preestabelecidos, contribuirá para o desenvolvimento múltiplo das faculdades humanas desses alunos que precisam ser oportunizados às novas alternativas de aprendizagem, como alternativas tecnológicas, exalta-se a mídia computacional e seus aplicativos educacionais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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