Document details

Os princípios bíblicos e o desenvolvimento das crianças da educação infantil.

Author(s): Fernandes, Themirames M B C

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/3922

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): educação; educação por príncipios; principios bíblicos; aprendizagem


Description

Consta deste nosso estudo o Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionado (PES), com habilitação profissional para a docência no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, (CEB), ministrada pelo Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Referimos como objetivos subjacentes ao nosso estudo, o enquadramento institucional, relativamente ao local, onde se realizou a Prática de Estágio Supervisionado - PES, além de descrevermos e refletirmos criticamente sobre as atividades essenciais promovidas, durante a exequibilidade da mesma. Inclui ainda este relatório, um estudo e reflexão crítica sobre a Educação por Princípios, os Princípios Bíblicos e o fazer pedagógico, ou seja, a exequibilidade da PES, a partir do levantamento de dados que apontam e incidem na contribuição pertinente e fundamental destes, para a educação, sobretudo para a educação de base. Neste contexto, o nosso estudo divide-se em três capítulos: - o primeiro que incide no enquadramento institucional, relativamente ao local, onde se realizou a Prática de Estágio Supervisionado – PES; - o segundo que faz uma descrição crítica e reflexiva, no que concerne à vivência do estágio curricular/supervisionado, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ensino do 1º e 2º CEB; - o terceiro que apresenta um referencial teórico, apontando e salientando a contribuição de uma educação por princípios, oriunda de certos preceitos bíblicos na construção do indivíduo, na sua globalidade e inteireza, enquanto ser social, envolvendo assim, o fazer pedagógico, pois sabemos que é por meio da educação, que o Ser se desenvolve intelectual e socialmente de forma plena e integral, Debruçamo-nos, ainda, sobre um Estudo de Caso, realizado numa escola pública, em São Luís MA/2016, no âmbito de uma abordagem descritiva/qualitativa, com a apresentação dos dados e a análise dos mesmos. O objetivo essencial deste estudo consiste em promover uma reflexão mais aprofundada e crítica sobre uma educação que pretendemos, renovada com um olhar diferente sobre o Outro e a Alteridade e consequentemente, cada vez, mais pautada por valores, educando o homem para a verdadeira cidadania e para uma vida mais saudável em relação aos seus semelhantes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents