Author(s): Silva, Glauco H F
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/4205
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): gerencia de pavimento; manutenção; restauração; gestão
Author(s): Silva, Glauco H F
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/4205
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): gerencia de pavimento; manutenção; restauração; gestão
A Superintendência do DNIT no Estado do Maranhão é responsável pela gestão de 3.236,9 quilômetros de rodovias federais pavimentadas, dividido em 161 segmentos, mas aparentemente sem critérios eficientes na aplicação dos recursos. A falta de critérios técnicos objetivos na gestão da manutenção, restauração e reconstrução dos pavimentos da malha têm levado a baixos índices de satisfação dos usuários em relação ao estado de conservação atual da rede, pois atualmente apenas 66% da malha apresenta bom estado de conservação conforme o ICM (Indice de Condição da Manutenção). A implementação de um sistema de gerência de pavimentos irá permitir identificar os segmentos que necessitam de intervenção, priorizar os contratos de manutenção de acordo com o desempenho, tráfego, custo para os usuários dos segmentos prioritários, além de gerar necessidade de orçamento a curto, médio e longo prazo fornecendo subsídio para o gestor buscar recursos junto às instâncias superiores do DNIT e da classe política local, para a inclusão de verbas específicas no orçamento da União. Nesse trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva com a coleta de dados do pavimento da rede e compilação em planilha para cálculo do estado de conservação dos segmentos e posterior divisão da malha em trechos homogêneos pelo Serviço de Planejamento e Projeto da Superintendência maranhense, com posterior definição das alternativas de solução de projeto para cada um desses trechos homogêneos, no bojo de um Sistema de Gerenciamento de Pavimento local, utilizando-se o softwere HDM-4, no apoio a decisão para definição das alternativas de solução que representassem o maior valor presente líquido da malha. Os resultados da simulação da Análise em Nível de Rede indicaram um plano de manutenção para um período de análise de 20 anos com investimento médio anual 1,03% inferior a média dos valores anuais aplicados na manutenção e restauração da malha nos últimos 10 anos, demonstrando-se o benefício de uma melhor gestão dos recursos aplicados na conservação dos trechos rodoviários do Estado. A principal ação de manutenção proposta é o CREMA 1 (Contrato de Manutenção e Restauração com valor médio de R$ 308.000,00/km (€ 85.381,6/km)), como solução para a maioria dos trechos homogêneos.