Document details

Relatório crítico: reflexão sobre o percurso profissional e actividades desenvolvidas num órgão de gestão de uma escola pública

Author(s): Figueiredo, Diva Maria Rodrigues de Freitas Morna

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/3175

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Autonomia; Liderança; Inteligência emocional; Inteligência social; Gestão das emoções; Gestão de conflitos; Psicologia positiva; Violência escolar; Indisciplina; Ligação escola/família; Autonomy; Leadership; Emotional intelligence; Social intelligence; Emotion management; Conflict management; Positive psychology; School violence; Indiscipline; School/family connection


Description

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Educacional.

O presente trabalho reporta-se aos dois anos em que exercemos funções no órgão de gestão da Escola Secundária de Emídio Navarro de Viseu. Apresenta a organização nas vertentes passado e presente, através do seu histórico e do recurso à experiência e participação activa como professora da referida escola há mais de vinte anos. Do ponto de vista teórico, são apresentadas noções de liderança, através da comparação de autores ocidentais e orientais, enunciando-se as características e qualidades de um bom líder. O lado humano das organizações é enfatizado, com recurso a fundamentação teórica no âmbito dos ensinamentos budistas, da inteligência emocional e social e da noção de bem-estar na empresa, procurando adaptar-se estes pressupostos à situação concreta da escola. O lado conflitual da organização é alvo de estudo, com a orientação de premissas teóricas e aplicação no terreno, através da gestão de conflitos e da gestão das emoções, que constitui a pedra basilar deste trabalho. Apresentam-se exemplos de escolas, ao nível do país e do estrangeiro, que têm desenvolvido projectos neste âmbito e que nortearam a nossa actuação. A segurança escolar assume-se como prioridade, apostando-se na prevenção da indisciplina e da violência escolar. A relação escola/família é privilegiada, com resultados comprovadamente positivos. Um estudo minucioso sobre as áreas de intervenção que nos foram atribuídas por delegação de competências, no período a que se reporta este trabalho, permitiu-nos traçar um plano de melhoria com vista a um desempenho mais eficiente e eficaz, que se revelará benéfico para a organização e contribuirá para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. This work refers to the two years of work as an administration team member of Emídio Navarro Secondary School in Viseu. It shows the past and present of the organization, through the presentation of its history and our personal experience of more than twenty years as a teacher in this school. As far as theory is concerned, notions of leadership are presented, comparing Western and Eastern authors and listing the characteristics and qualities of a good leader. The human side of organizations is emphasized, by the use of theoretical foundations for buddhist teachings, emotional intelligence and social intelligence, along with the notion of well-being at work. These theoretical premises have been adapted to the school reality. The conflictual side of the organization is a subject of study, linking theory to practice through conflict and emotion management. The latter is the centre of this work and therefore examples of projects related with this theme are provided, developed in schools both in our country and overseas. These projects have been guidelines for our action in this field. School safety being a priority, the prevention of indiscipline and school violence is a privileged choice, as well as the school/family connection, which has proved to be effective. A thorough study on our intervention areas, whose tasks have been delegated to us during the period this report refers to, has made it possible for us to draw an improvement plan which will aim at a more efficient and more effective performance, which will benefit the organization itself and will contribute for our personal and professional development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sampaio, Manuela
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents