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Quinta das Flores / Conservatório

Author(s): Pratas, Lúcio Manuel Fernandes de Oliveira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4190

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Agrupamento de escolas; Autonomia; Conservatório; Escola de artes; Ensino articulado; Ensino artístico especializado; Ensino integrado; Ensino regular e planeamento; School camp; Autonomy; Conservatory; Arts’ school; Skilled education; Regular education; Planning


Description

“Quinta das Flores / Conservatório: Estudo acerca da integração num único campus escolar de uma escola básica e secundária e de um conservatório de música” é o tema escolhido para servir de base a este trabalho de investigação. Os vários cenários que esta questão nos coloca são aqui equacionados com o propósito de contribuir para uma resposta mais esclarecida e objetivamente analisada a esta situação particular. O estudo baseia-se no caso concreto de duas escolas públicas de Coimbra, a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, EBSQF, e a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, EACMC, que fruto de opções políticas passaram a coabitar no mesmo espaço físico. A metodologia utilizada passa pela i), análise teórica de alguns dos métodos e técnicas utilizadas para o estudo de cenários vindouros, ii) consolidação da legislação referente a estatutos de autonomia, iii) estudo cronológico e das funções dos diversos órgãos de planeamento e prospecção das entidades educativas do país, iv) resenha documental das duas escolas para melhor as identificar, v) caraterização da realidade escolar e da rede educativa do concelho tendo em conta algumas variáveis sociais e demográficas, vi) e, finalmente, a apresentação e estudo das hipóteses mais verosímeis, fundamentadas e educativamente mais bem estruturadas a que o estudo nos conduziu, culminando então com o retrato da situação atual vivida neste original acampamento educativo.

“Quinta das Flores / Conservatório: Study about the integration into a single school campus of a basic and secondary school and a conservatory of music” is the theme chosen to serve as the basis for this research work. The various scenarios that this issue raises here are equated with the purpose of contributing to a more enlightened response and objectively analyzed to this particular situation. This study is based on two state-schools in Coimbra: Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (EBSQF) e a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) that nowadays in result of polity choices cohabit in the same physical space. The methodology used crosses by i) theorical analysis of some of the methods and techniques used for the study of future scenarios, ii) consolidation of the legislation relating to the autonomy state, iii) chronological study and functions of components of planning and exploration of education bodies of the country, iv) Documentary review from both schools to better identify, v) characterization of the school reality and f the education network of the country taking on account of some social and demographic variables, vi) and finally, the presentation and study the more correct and believable hypotheses grounded and educationally better structured the study led us, finishing then with the portrait of the current situation lived in this educational camp.

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, área de especialização em Administração Escolar e Educacional

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça de
Contributor(s) Pratas, Lúcio Manuel Fernandes de Oliveira
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