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Impacto do Computador Magalhães em Literacia da Informação dos alunos do 1º CEB do Concelho de Montalegre: Estudo de caso

Author(s): Machado, Joaquina de Lurdes Martins

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4278

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Computador Magalhães; Programa e-escolinha; TIC; Literacia da Informação; Sociedade da Informação; “Magalhães” Computer; “e-escolinha” Program; ICT; Information Literacy; Information Society


Description

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação

As Tecnologias da Informação e Comunicação (vulgo TIC), ferramentas fundamentais da sociedade de informação, têm evoluído significativamente nas últimas décadas, trazendo novas oportunidades à Educação. O computador veio, desta forma, transformar e, de algum modo, revolucionar os sistemas educativos. Tal como noutras áreas da atividade humana, a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação em contexto escolar, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise, em relação ao impacto que elas têm e às mudanças que podem provocar no processo de ensino/aprendizagem. Embora a introdução das TIC no processo ensino/aprendizagem se tenha mostrado um processo algo lento e moroso, atualmente, emergem novas possibilidades que permitem potenciar a utilização dos computadores no 1º Ciclo do Ensino Básico, como o programa e-escolinha, que disponibiliza aos alunos computadores portáteis, adequados à sua faixa etária, o que poderá levar a uma mudança de práticas de utilização das TIC na sala de aula. Podemos assim afirmar que o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem permitido às escolas o acesso a ferramentas digitais, de forma a inovar o processo ensino/aprendizagem e motivar os alunos para a construção do seu próprio conhecimento. Desde cedo deve ser treinado o constante processo de produção de conhecimento e, cabe à escola promover junto das crianças e dos jovens, o hábito e os métodos de trabalho que estimulem as competências em literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar a informação, de forma adequada e eficiente. No mundo atual da Sociedade da Informação é imprescindível ao cidadão comum adquirir a destreza das competências inerentes à literacia da informação. A participação ativa e consciente no sistema democrático, o sucesso educativo, profissional e pessoal são indissociáveis da capacidade dos indivíduos conseguirem atuar convenientemente sobre a imensa quantidade de informação que os rodeia. Ao longo deste estudo pretende-se estudar a utilização do Computador Magalhães pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico nas escolas do Concelho de Montalegre. Pretende-se também percecionar o impacto do projeto Magalhães nas competências em literacia da informação dos referidos alunos.

Information Technologies and Communications (ICT alias), fundamental tools of the information society, have evolved significantly over the past decades, bringing new opportunities for education. The computer came this way, transform and, somehow, to revolutionize the education system. As in other areas of human activity, the introduction of Information and Communication Technologies (ICT) in schools has been the target of reflection and analysis in relation to the impact they have and the changes that may result in the teaching process learning. Although the introduction of ICT in the teaching/learning process has shown a process somewhat slow and cumbersome currently emerging new possibilities that allow increasing the use of computers in the Primary School, such as “e-escolinha” program, which provides students portable computers or notebooks, suitable for their age group, which may lead to a change of practice in the use of ICT in the classroom computers. So we can say that the technological development of the last decades has allowed the schools access to digital tools in order to innovate the teaching/learning process and motivate students to construct their own knowledge. From early age should be trained the constant process of knowledge production, and is the school promote among children and young people, the habit and the working methods that encourage skills in Information Literacy as the ability to access and use information, properly and efficiently. In the current world of the information society is essential to the ordinary citizens acquire the skill of powers inherent in information literacy. The active and conscious participation in the democratic system, educational success, personal and professional are inseparable from the ability of individuals conveniently fail to act on the immense amount of information that surrounds them. Throughout this study aims to investigate the use of the “Magalhães” computer by the Primary School students in the schools of the county Montalegre. We also intend to perceive the impact of the “Magalhães” Project in the information literacy skills of those students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freitas, Judite A. Gonçalves de
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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