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As necessidades das famílias apoiadas pela Intervenção Precoce e o atendimento das equipas, no Concelho da Povoação na Ilha de S. Miguel

Author(s): Passos, Ana Julieta Barros de

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4501

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Intervenção Precoce; Famílias; Necessidades; Equipa; Early Intervention; Families; Needs; Team


Description

A identificação das necessidades das famílias é primordial para a determinação de recursos formais e informais, que ajudarão a satisfazer essas necessidades, bem como à cooperação e relacionamento de confiança com os recursos identificados. As necessidades familiares podem afetar positivamente ou negativamente todo o processo de desenvolvimento e educativo das crianças. O presente estudo pretende verificar a compatibilidade entre as necessidades inventariadas como mais importantes pelas famílias apoiadas pela Intervenção Precoce do Concelho da Povoação e as descritas pelas equipas que atuam nesta área. Procurou-se também determinar a compatibilidade entre as necessidades descritas pelas famílias e pelos profissionais de Intervenção Precoce, e ao mesmo tempo verificar se as necessidades referidas pelas famílias se centram só no funcionamento familiar ou abrangem a criança como um ser importante para a dinâmica familiar. Participaram neste estudo dez famílias apoiadas pelo Programa de Intervenção Precoce e três técnicos que constituem a equipa do Concelho da Povoação, da Ilha de S.Miguel, do Arquipélago dos Açores. Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa e qualitativa, recorrendo-se a três modalidades de recolha de dados. O primeiro instrumento foi uma entrevista às famílias apoiadas pelo serviço de Intervenção Precoce, cujo guião foi desenvolvido tendo em conta o objetivo do estudo. O segundo instrumento, foi o Inventário das Necessidades da Família, Family Needs Survey. O terceiro instrumento foi uma entrevista aos profissionais da equipa de Intervenção Precoce, que permitiu verificar quais as necessidades mais importantes para as famílias. Os resultados obtidos concluem que as necessidades das famílias apoiadas pela Intervenção Precoce não são as mesmas descritas pelos profissionais da equipa de Intervenção Precoce. Pôde-se também verificar que as necessidades referidas pelas famílias se centram na criança, todavia também se referem a apoios de que a família em geral necessita. Os resultados obtidos apontam de uma forma geral para uma elevada satisfação das famílias relativamente à equipa de intervenção precoce.

Identifying the needs of families is central to the determination of formal and informal resources that will help meet those needs, as well as cooperation and trust relationship with the identified resources. The family needs can positively or negatively affect the whole process of development and education of children. This study aims to verify the compatibility between the needs inventoried as more important by families supported by the Early Intervention Municipality of Population and described by the teams working in the field. We also sought to determine compatibility between the needs described by families and professionals EI, while verify that the requirements referred by families focus only on family functioning or cover the child as an important family dynamics being. Ten families participated in this study supported by the Early Intervention Program and three technicians who make up the team of the Population Council, the island of São Miguel, in the Azores. This is a descriptive study of quantitative and qualitative nature, using up to three methods of data collection. The first instrument was an interview families supported by the Early Intervention Service, whose script was developed taking into account the purpose of the study. The second instrument was the Inventory of Needs, Family Needs Survey, The third instrument was an interview to professionals in the early intervention team, which has shown that the most important needs for families. The results suggested that the needs of families supported by EI are not the same as described by the professionals of the Early Intervention Team. It could also verify that the requirements referred by families focus on the child, but also refer to support the family in general need. The results indicate a generally high satisfaction to families regarding early intervention team.

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Fátima
Contributor(s) Passos, Ana Julieta Barros de
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