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Efeitos das reciprocidades interativas professores/alunos

Author(s): Moreira, Sandra Passos Osório Arteiro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5042

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Comunicação; Feedback; Padrões de interação; Necessidades Educativas Especiais; Communication; Feedback; Patterns of discourse; Special Educational Needs


Description

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor

O presente estudo é referente à análise das dinâmicas discursivas nas aulas de Ciências em Portugal, nomeadamente da influência do feedback dos professores nas respostas dos alunos. Foi selecionada uma turma do Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde do 11º ano que a docente/investigadora de mestrado lecionou durante o ano letivo 2014/2015 na ilha da Madeira, em que 2 elementos apresentavam dificuldades educativas (dislexia e défice cognitivo ligeiro), para participar no âmbito deste estudo. Durante estas aulas foram abordados diversos temas referentes às Ciências, nomeadamente nas disciplinas Saúde e Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde – GOSCS, através de vídeos e powerpoints. Os dados deste estudo foram recolhidos através de registo das interações na sala de aula com recurso a transcrição estenográfica. Utilizou-se o esquema de análise proposto por Mortimer e Scott (2003) e a notação usada para o feedback de Siddiquee (2013). Também se realizou a caracterização da turma, nomeadamente os aspetos sociológicos e a atitude dos alunos perante o ensino/aprendizagem e desempenho nos testes. A partir dos resultados obtidos tentou-se chegar a conclusões suscetíveis de ser utilizadas para melhorar a dinâmica das aulas de Ciências ou outras que contribuam para o aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem, especialmente dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

This study refers to the analysis of the discursive dynamics in science classes in Portugal, in particular the influence of teachers’ feedback on student responses. A class of the 11th year Course “Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde” was selected which was taught during the school year 2014/2015 by the teacher/master's researcher on the island of Madeira, where two of the elements had educational difficulties (dyslexia and mild cognitive impairment) to participate in this study. During these classes various topics were addressed relating to science, particularly GOSCS and Saúde (Health), using videos and powerpoints. Data from this study were collected through registration of interactions in the classroom using stenographic transcripts. The analysis scheme proposed by Scott and Mortimer (2003) and the notation for feedback by Siddiquee (2013) were used. The characterization of the class, including the sociological aspects and attitude of students to teaching/ learning and performance in tests was completed. From the results it tried to reach conclusions likely to be used to improve the dynamics of science classes and others that contribute to improving the teaching-learning process, especially for students with Special Educational Needs

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Meneses, Rute
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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