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Criatividade, filosofia e emaravilhamento: (Técnicas de Criatividade aplicadas a Comunidade de Investigação em Filosofia Com Crianças)

Author(s): Brito, Maria do Céu Barroca de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5904

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Auto-Conhecimento; Cognição; Compreensão; Comunidades de Investigação; Cosmicidade; Corporeidade; Criatividade; Ecologia; Educação Holística; “Ekphrasis”; Filosofia Com Crianças; Imaginação; Inteligência Emocional; Inteligências Múltiplas; Intuição; Linguagem; Metáfora; “Poesis”; Pensamento crítico; Pensamento divergente; “Phronesis”; Sensibilidade; Self-knowledge; Cognition; Understanding; Research communities; Cosmicidade; Embodiment; Creativity; Ecology; Holistic Education; "Ekphrásis"; Philosophy With Children; Imagination; Emotional Intelligence; Multiple Intelligences; Intuition; Language; Metaphor; "Poésis"; Critical thinking; Divergent thinking; "Phronésis"; Sensitivity; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

O projeto de investigação “Criatividade, filosofia e emaravilhamento” foi desenvolvido com um grupo de crianças do ensino pré-primário e duas turmas do 1º ciclo de escolaridade. A investigação decorreu em Comunidades de Investigação Filosófica, através da aplicação da metodologia de Filosofia Para Crianças, de Mathew Lipman. Sendo a matriz deste projeto holística, a dimensão cognitiva integrou a corporalidade e fê-la dialogar dialeticamente com os conceitos de sensibilidade estética (aisthésis) e razão prática (phronésis), através de uma poiésis orientada para o desenvolvimento cognitivo, ético e estético. O recurso às técnicas de criatividade de David Prado Diez, nomeadamente a Analogia Inusual, o Torvelinho de Ideias e o Relaxamento Criativo, permitiu estabelecer o diálogo entre a imaginação, a cinestesia, a criatividade e o discurso argumentativo. A cooperação, a intersubjetividade, a comunicação autêntica, a vivência imagética da beleza, da harmonia e da paz, visaram a formação de um ethos comum e de uma consciência em simbiosinergia com as comunidades bióticas e com o cosmos.

The research project "Creativity, philosophy and Amazement" was developed with a group of preschool children and two classes of the 1st cycle: from the 1st and the 2nd year, respectively. The research took place in communities of Philosophical Research, through the application of the methodology laid out in Philosophy for Children, by Matthew Lipman. The matrix of this project was holistic, and thus the cognitive dimension included corporeality aspects, in conjunction with the concepts of aesthetic sensitivity (aisthésis) and practical reason (phronésis) through a poiésis oriented towards a cognitive, ethical and aesthetic development. The use of the creative techniques of David Prado Diez, notably the Unusual Analogy, the Whirlwind of Ideas and Creative Relaxation, allowed for a dialogue between imagination, kinesthesia, creativity and argumentative discourse. Cooperation, intersubjectivity, authentic communication, the visual experience of beauty, harmony and peace, aimed at the formation of a common ethos and a conscience in symbiosynergy with the biotic communities and with the cosmos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jardim, Maria Antónia; Prado, David; Castro, Maria Gabriela
Contributor(s) Brito, Maria do Céu Barroca de
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