Document details

Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências de leitura, escrita e matemática no pré-escolar: literacia e numeracia emergentes

Author(s): Cardoso, Ana Rita da Silva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5956

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Educação pré-escolar; Competências matemáticas; Competências de literacia emergente; Pre-school education; Mathematical skills; Emerging literacy skills; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Atualmente, a promoção de competências de literacia e numeracia emergentes no contexto pré-escolar tem vindo a ser alvo de maior atenção ao nível da educação infantil. De facto, a promoção precoce destas competências já comprovou aumentar a realização escolar posterior. Assim, sendo que as competências de leitura, escrita e matemática se encontram relacionadas, crianças com dificuldades numa das áreas apresentam uma elevada probabilidade de indicar dificuldades nas outras e vice-versa e esta mútua influência inicia-se já no período pré-escolar. Deste modo, neste trabalho foi desenvolvido e aplicado um programa de promoção de competências denominado “Do Brincar ao Saber”. O objetivo consistiu na avaliação do efeito do programa na evolução das competências de leitura, escrita e matemática e pretendeu-se também testar a adequação dos materiais utilizados. Na investigação participaram 52 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, que frequentam o último ano do ensino préescolar de um Agrupamento de Escolas do grande Porto. Da amostra recolhida, fazem parte 23 participantes com 5 anos de idade e 29 com 6 anos. O programa foi implementado pela investigadora ao longo de 16 sessões bissemanais, a grupos de 13 crianças. Todas elas foram avaliadas em dois momentos (pré e pós-teste), através da prova “Pré-escolar”. Os resultados obtidos apontam para a eficácia do programa ao nível do desenvolvimento deste tipo de competências no grupo experimental, que foi alvo de uma evolução mais acentuada nos resultados da prova, comparativamente com os outros grupos. Para além disso, no que respeita às diferenças de desempenho entre sexos, é possível afirmar que as meninas apresentam melhor desempenho no momento do pós-teste, porém as diferenças verificadas não são significativas. Por fim, é importante considerarmos que este tipo de intervenção, apesar de se centrar em competências específicas, deve ser realizada de forma contextualizada e a par de intervenções mais vastas ao nível da literacia e numeracia emergentes.

Nowadays, the promotion of literacy and numeracy competences that are emerging in the preschool context has been the target of a great attention of the child education. In fact, the earlier promotion of these competences has already proved the increasing of the future school work. So, as the reading, writing and maths competences are related with each other, the children with difficulties in one of those areas, have a high possibility to have difficulties in the others and vice versa, and this mutual influence already starts at preschool. So, in this work it was developed and implemented a competence developing programme called “Do Brincar ao Saber” (From Playing to Knowing). The purpose was the evaluation of the progamme effect in the evolution of the reading, writing and maths competences and also testing the effectiveness of the support materials. Fifty-two children participated in this investigation, aged 5 and 6, that are in the last grade of preschool of a great group of schools from Oporto. From the data base participants 23 children are 5 and 29 children are 6 years old. This programme was implemented by the investigator during 16 sessions in each two weeks with 13 children groups. Each one of them were evaluated in two moments (before and after test), through the “preschool test”. The results pointed to the programme success in what concerns these kind of competences, within the testing groups, that was notorious a greater evolution in the test results than the other groups. Besides, having in mind the management differences according to the sex, it is possible to reach the conclusion that there are no big differences between girls and boys, but girls perform better at the time of the post-test. In conclusion, it is important not forget that this kind of work, focusing specific competences, should be done within a context and always remembering general works related with emergent literacy and numeracy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Ana
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo