Document details

Da transmissão à partilha e do desempenho à interação tecnologias de ensino no “saber fazer”

Author(s): Gouveia, Luis Borges

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6271

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Ensino; Aprendizagem; Digital; Tecnologia; Tecnologias de informação; Tecnologias de ensino


Description

Estamos no final da segunda década do novo milénio. As alterações provocadas pelo digital, pelo uso intensivo de formas de mediação individuais, como as possibilitadas pelos dispositivos digitais, tornaram ainda mais intensa a tensão para com os ambientes tradicionais de ensino e aprendizagem. Assim, o espaço de sala de aula tornou-se exíguo: insuficiente para as necessidades da nossa sociedade; diminuto para quem ensina e insignificante para quem aprende. O digital trouxe novas formas de tempo e espaço que necessitamos de explorar, bem como uma maior urgência em lidar com o grupo e a cooperação entre indivíduos, como dimensões base para nos prepararmos para uma realidade onde a criatividade e a inovação são valores requeridos. A apresentação propõe uma reflexão sobre o alcance e possibilidade das tecnologias, para servir um espaço de ensino e aprendizagem mais alinhado com as necessidades do nosso tempo, tomando como ponto de partida a sala de aula.

Document Type Lecture
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents