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Práticas artísticas de conjunto: papel da liderança na motivação dos seus participantes

Author(s): Caldeira, Virgílio Nóbrega

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6357

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Motivação; Liderança; Relação Pedagógica; Práticas Artísticas de Conjunto; Motivation; Leadership; Pedagogical Relationship; Joint Artistic Practices; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O projeto da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, da Direção Regional de Educação/Secretaria Regional de Educação da Madeira, numa das suas vertentes, apresenta-se como uma verdadeira “Escola de Artes”, potenciando práticas artísticas diversificadas ao longo dos últimos 33 anos, que estão na génese de um número considerável de formações artísticas (19), distribuídas por música, teatro e dança. Lideradas por um diretor artístico, estas formações/grupos, são constituídos por crianças e jovens que, paralelamente ao seu percurso académico, desenvolvem uma prática artística extraescolar, refletida nos cerca de 200 concertos e espetáculos realizados anualmente por estes grupos, em toda a Região. Porque todos os anos se verifica alguma mobilidade, quer de entrada, quer na saída de alunos, pretendemos com este estudo compreender as razões que justificam os índices de fidelização dos alunos que integram estas formações artísticas, uma vez que esta realidade difere de grupo para grupo. Assim, recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa, identificamos as cinco formações artísticas com níveis de fidelização mais baixos e, em contexto de Focus Group, promovemos um debate em três momentos distintos: com os diretores artísticos, com um dos alunos mais antigos de cada grupo e, por último, com os respetivos encarregados de educação. As conclusões do estudo indiciam que o que poderá comprometer a fidelização dos alunos nos grupos são questões ao nível da relação pedagógica, da partilha de práticas artísticas e do reportório trabalhado.

The project that the Directorate of Artistic and Multimedia Education Services, of the Regional Directorate of Education/Regional Secretariat of Education of Madeira, in one of its aspects, presents itself like a true "School of Arts", potentiating diverse artistic practices throughout the last 33 years, which are the genesis of a considerable number of artistic formations (19), distributed by music, theater and dance. Led by an artistic director, these artistic formations/groups are made up of children and young people who, in parallel with the academic course, develop an artistic practice outside school, reflected approximately in 200 concerts and shows held annually by these groups, throughout the Region. Because every year we see some mobility, with both inbound and outbound of students, we intend with this study to understand the reasons that justify the loyalty index of the students that integrate these artistic formations, since this reality differs from group to group. Thus, using a methodology of a qualitative nature, we identified the five artistic formations with lower fidelity levels, and in a focus group context, we promote a debate in three distinct moments: with the artistic directors, with one of the oldest students of each group and, lastly, with their parents. The conclusions of the study indicate that what may compromise students' loyalty to the groups are questions related to the pedagogical relationship, the sharing of artistic practices and the repertoire.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Saavedra, Luísa
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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