Document details

A comunicação dos ícones de apps: uma abordagem sígnica da imagem da marca nos dispositivos móveis

Author(s): Pereira, Bruno Diego Fernandes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6358

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Ícones de aplicativos; Identidade da marca; Imagem da marca; Semiótica; Application icons; Brand identity; Brand image; Semiotics; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

A comunicação, em suas vertentes, encontra no sentido visual significados e perceções tão abrangentes que, se não forem considerados os fenômenos dos signos, pouco haveria de informar. Considerando-se o contexto tecnológico informacional protagonizado por dispositivos móveis como smartphones e tablets, a comunicação visual expande os horizontes se sua atuação para o plano das telas que, por sua vez, permite o acesso às ferramentas de software consideradas ubíquas num mundo conectado à internet. Sendo os aplicativos o ponto central de toda a experiência de mobilidade tecnológica na Internet of Things, buscou-se analisar seus signos identificadores, nomes e logótipos ou imagótipos, e classificar, com base nos estudos da semiótica peirceana, os signos encontrados nos ícones deste aplicativos, como fenômenos de primeiridade, secundidade e terceiridade. De forma complementar, a comunicação dos ícones permite uma análise a partir da identidade e da imagem das marcas das instituições que comercializam estes aplicativos. Com o objetivo de estabelecer tendências sígnicas entre os ícones dos dez aplicativos mais baixados no mundo, utilizou-se pesquisa descritiva e bibliográfica através de abordagens metodológicas fenomenológicas e estruturalistas, fundamentandose os conceitos referentes às dimensões da atividade institucional na esteira de Norberto Chaves, definições sobre marcas, tecnologias móveis, e a semiótica de Charles Peirce. Dessa forma, a análise global dos resultados permitiu a identificação de tendências voltadas ao aspeto descritivo e simbólico dos nomes, a predominância dos imagótipos e de quatro classes de signos, associadas aos ícones dos aplicativos mais populares do mundo, além da sólida relação entre a identidade e a imagem de suas marcas, pautadas na subjetividade do vínculo emocional entre emissor e recetor.

Communication, in its aspects, finds in the visual sense meanings and percetions so comprehensive that, if one does not consider the phenomena of the signs, it would scarcely inform. Considering the informational technological context carried out by mobile devices such as smartphones and tablets, visual communication expands the horizons if their action to the screen plane, which in turn, allow access to software tools considered ubiquitous in an internet-connected world. As applications are at the center of the entire technological mobility experience on the Internet of Things, we sought to analyze their identifying signs, names and logos or imagery, and to classify, based on Peircean semiotic studies, the signs found in the icons of this applications, as phenomena of firstness, secondness and thirdness. In a complementary way, the communication of the icons allows an analysis based on the identity and the image of the brands of the institutions that commercialize these applications. With the aim of establishing established trends among the icons of the ten most downloaded applications in the world, descriptive and bibliographic research was used through phenomenological and structural methodological approaches, based on the concepts related to the dimensions of institutional activity in the wake of Norberto Chaves, definitions on brands, mobile technologies, and the semiotics of Charles Peirce. Thus, the global analysis of the results allowed the identification of trends related to the descriptive and symbolic aspect of the names, the predominance of the imagery and four classes of signs, associated to the icons of the most popular applications in the world, besides the solid relation between the identity and the image of their brands, based on the subjectivity of the emotional bond between sender and receiver.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Francisco
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents