Document details

A inclusão de alunos com incapacidades motoras no ensino superior no Brasil: um estudo de caso na Universidade Federal do Mato Grosso

Author(s): Zaffari, Celise Toledo Jesuita

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6650

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Inclusão na universidade; Incapacidade motora; Educação inclusiva; Inclusion in the university; Motor incapacity; Inclusive education; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A presente investigação trata-se de um estudo de caso, com foco na UFMT-Universidade Federal do Mato Grosso e tem como objetivo geral analisar a aplicação da Legislação de Inclusão na Educação Superiore como objetivos específicos: Descrever as práticas inclusivas no ensino superior público no Brasil; Identificar a legislação e normativas no Brasil referentes a inclusão social e Identificar aspectos mais significativos entre o afastamento da teoria e da prática de inclusão e as maiores dificuldades a partir da visão dos Inquiridos . Utilizou-se para a coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, ao qual responderam oito participantes , todos com funções de relevo na Universidade. Concluiu-se que a inclusão do aluno com NEE, tem sido um desafio para a universidade, nomeadamente através da existência de adaptações para atender as necessidades motoras. Setenta e Cinco por cento dos inquiridos, demonstraram perceber os resultados das adaptações feitas, afirmando que ficam evidentes as adaptações realizadas na Universidade, que contemplam as rampas, os elevadores adaptados, as sinalizações. Ressalta-se a importância da legislação para garantir um dos direitos sociais fundamentais, contribuindo para o exercício da cidadania com a inserção dos alunos com necessidades especiais. Segundo os inquiridos ao governo cabe emanar leis, liberar o orçamento para a implementação das adaptações e melhorias e à universidade oportunizar a educação sem qualquer barreira que leve ao constrangimento e impedimento do aluno. Setenta e Cinco acreditam parcialmente que a universidade esteja preparada para atender a todas as deficiências , vinte e cinco por cento dos inquiridos não acreditam. Existe uma imprecisão em relação aos dados sobre a quantidade de alunos de inclusão, no entanto concluímos que se situam entre cento e trinta e cinco e cento e quarenta e quatro. Quanto à existência de formação a maior parte dos participantes considera não haver especificamente.

The present research is a case study, focusing on UFMT - Federal University of Mato Grosso and has as general objective to analyze the application of Legislation of Inclusion in Higher Education and as specific objectives: Describe inclusive practices in public higher education in Brazil; Identify the legislation and regulations in Brazil regarding social inclusion and Identify more significant aspects between the removal of the theory and practice of inclusion and the greater difficulties from the view of the Respondents. A questionnaire with open and closed questions was used for the data collection, to which were answered 8 participants, all with important functions at the University. It was concluded that the inclusion of the student with SEN, has been a challenge for the university, namely through the existence of adaptations to meet the motor needs. Seventy-five percent (75%) of the respondents showed that they understood the results of the adaptations made, stating that the adaptations made at the University, which include ramps, adapted elevators and signs, are evident. It is important to emphasize the importance of legislation to guarantee one of the fundamental social rights, contributing to the exercise of citizenship with the inclusion of students with special needs. According to the respondents to the government, it is incumbent to emanate laws, liberate the budget for the implementation of the adaptations and improvements and the university to provide education without any barrier that leads to the embarrassment and impediment of the student. Seventy-five (75%) partially believe that the university is prepared to meet all the deficiencies, twenty-five percent (25%) of the respondents do not believe. There is an inaccuracy with regard to the data on the number of inclusion students, however we conclude that they are between 135 and 144. Regarding the existence of training, most participants consider that there is no specific.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Fátima
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents