Document details

A comunicação num atendimento de emergência pediátrica com crianças com dificuldades de comunicação e profissionais de emergência médica (INEM)

Author(s): Tomás, Stefanie Azeredo

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6701

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Serviço de emergência médica; Barreiras comunicativas; Crianças; Dificuldades de comunicação; Emergency medical service; Communicative barriers; Children; Communication difficulties; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Atualmente é dada cada vez mais importância à comunicação na prestação de cuidados de saúde, de forma a melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação do paciente, bem como a redução de custos para as entidades. O objetivo principal deste trabalho foi explorar como é realizada a comunicação num atendimento de emergência pediátrica entre crianças com dificuldades de comunicação e profissionais de emergência médica pertencentes ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Desta forma, desenvolveu-se um estudo qualitativo com recurso à entrevista em profundidade, semi-estruturada, aplicada na forma semi-diretiva a cinco psicólogos, cinco enfermeiros e dez técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), a desempenharem funções em diferentes meios de emergência médica, tais como: ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) e de Suporte Imediato de Vida (SIV), Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), no Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM), Unidade Móvel de Apoio Psicológico (UMIPE) e Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP). Foram asseguradas todas as questões éticas, tendo sido garantida a salvaguarda do anonimato dos participantes e a confidencialidade dos dados. Estes foram recolhidos no período de agosto a setembro de 2017 e posteriormente tratados através da técnica análise de conteúdo. Os resultados indicaram oito categorias relacionadas com o atendimento de emergência pediátrica: caraterização sociodemográfica, procedimentos, dificuldades, estratégias de superação de dificuldades, formação, principais desafios, motivos de (In) satisfação profissional e recursos. Destacou-se a necessidade de formação específica aos profissionais do INEM, na área da comunicação na criança e suas especificidades, a adaptação de material já existente para esta faixa etária e a implementação de algum outro material que facilite o processo de comunicação destes profissionais com esta população específica.

It is currently a measure of health care, in order to improve the quality of care and patient satisfaction, as well as a reduction of custody for the entities. The main objective of this study was to explore how communication is performed in pediatric emergency care among children with communication difficulties and emergency medical professionals belonging to the National Institute of Medical Emergency (INEM). In this way, a qualitative study was developed with an in-depth, semi-structured interview, applied in the semi-directive form to five psychologists, five nurses and ten prehospital emergency technicians (TEPH), to perform functions in different means of medical emergency (SIV), Emergency Medical and Resuscitation Vehicles (VMER), in the Emergency Medical Helicopter Service (SHEM), Mobile Psychological Support Unit (UMIPE) and Inter-Hospital Transport Pediatric (TIP). All ethical issues were ensured, safeguarding the anonymity of participants and confidentiality of the data. These were collected from August to September 2017 and later treated through the technique of content analysis. The results indicated eight categories related to pediatric emergency care: sociodemographic characterization, procedures, difficulties, strategies for overcoming difficulties, training, main challenges, (In) professional satisfaction and resources. It was highlighted the need for specific training for INEM professionals in the area of communication in children and their specificities, an adaptation of existing material for this age group and implementation of some other material that facilitates the process of communication with people with this population specific.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Maia, Fátima; Santos, Luís
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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