Document details

Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática

Author(s): Araújo, Anna Paula Barreira

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6819

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Observação de aula; Professores reflexivos; Feedback; Classroom observation; Reflective teachers; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O processo de formação de professores é algo imprescindível e complexo tanto no início da carreira do docente, mas também no decorrer de todo o percurso de sua vida profissional. Com este trabalho, pretende-se compreender de que forma o professor considera que a estratégia de observação de aulas contribui para a melhoria da sua prática pedagógica tendo como linha de partida o ponto de vista dos docentes que lecionam em duas escolas particulares do Brasil, objetivando compreender se a prática de observação de aula pode conduzir o professor a uma dimensão reflexiva e formativa da sua prática. Para atingir os objetivos pretendidos, foram realizados 2 focus group com professores de duas escolas, tendo no total, participado 9 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I – anos iniciais - Educação Básica. Utilizou-se um Guião construído com base na literatura e validado por peritos na área Concluiu-se que os professores reconhecem a prática de observação de aulas como uma estratégia para o seu desenvolvimento formativo, mas o desconhecimento da prática de forma estruturada inviabiliza a sua aplicação adequada e na prática a dimensão formativa fica ofuscada pela dimensão avaliativa, a partir dos feedbacks recebidos. Entendeu-se a formação dos envolvidos e o conhecimento mais profundo da estratégia um possível caminho para um processo de adoção da prática de forma mais efetiva nas escolas, pelo que após reflexão sobre os dados recolhidos se apresentou um projeto de intervenção.

The process of teacher training is essential and complex both at the beginning of the teacher's career and throughout the course of his professional life. This work intends to understand how the teacher considers that the strategy of class observation contributes to the improvement of his pedagogical practice, starting from the point of view of the teachers who teach in two private schools in Brazil, aiming at understand if the practice of classroom observation can lead the teacher to a reflective and formative dimension of their practice. In order to achieve the objectives, 2 focus groups were held with teachers from two schools. A total of 9 teachers participated in Elementary Education I - Basic Education. We used a guide based on the literature and validated by experts in the area It was concluded that teachers recognize the practice of observing classes as a strategy for their formative development, but the lack of knowledge of the practice in a structured way makes their proper application impossible and in practice the formative dimension is overshadowed by the evaluative dimension, from the feedbacks received. The training of those involved and the deeper knowledge of the strategy were understood as a possible way for a process to adopt the practice more effectively in schools, so after reflection on the data collected, a project of intervention was presented.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Fátima
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents